Conselho de Direitos das Mulheres realiza eleições para composição do próximo biênio

30/08/2023 10h59


Fonte Governo do Piauí

O processo eleitoral para o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDDM) está aberto até o dia 10 de setembro. Serão eleitas 13 pessoas que serão representantes de entidades de mulheres da sociedade civil organizada, com personalidade jurídica, sede e atuação no Piauí há, pelo menos, um ano. As eleições são referentes ao biênio 2023-2025.

O conselho foi criado em 2000. De acordo com Tatiane Seixas, presidente do CEDDM, o Piauí é historicamente um estado avançado em relação às políticas públicas para as mulheres. “Ainda na década de 1980, por exemplo, tivemos a primeira delegacia especializada da mulher, que foi uma das primeiras no Brasil. Isso se deve muito à organização dos movimentos de mulheres aqui no Estado”, destacou Tatiane.

Além disso, essas organizações devem atuar nos seguintes segmentos: trabalhadoras rurais, urbanas e autônomas; profissionais liberais e entidades de classe; mulheres negras, indígenas, lésbicas, prostitutas e trans, com deficiência, com patologias específicas e demais segmentos de mulheres; movimentos comunitários, estudantil, cultural e de mulheres ou feministas; e demais segmentos em defesa das mulheres.

Os movimentos de mulheres que quiserem concorrer devem enviar à Comissão Especial, pelos endereços de e-mail conselho.mulheres@sempi.pi.gov.br e secretariadasmulheres@sempi.pi.gov.br, cópias digitalizadas dos seguintes documentos: pedido de registro de candidatura subscrito pelo (a) representante legal da entidade, dirigido à Comissão Eleitoral; estatuto da entidade registrado em cartório, há pelo menos 1 (um) ano; CNPJ ativo; ata da eleição da última diretoria registrada em cartório; e comprovante de endereço da instituição.

“Enfatizo a importância de todas as entidades participarem do processo, mandarem sua documentação, solicitarem essa participação, e havendo a possibilidade de comporem o conselho, que consigamos todas juntas, as mulheres que estiverem no Conselho, realizar um bom trabalho de proposição e acompanhamento das políticas públicas de proteção às mulheres no Estado”, disse Tatiane.

Para mais informações, consulte o edital completo.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook