Condenados por estupro coletivo são transferidos sob gritos de 'assassinos'

16/07/2015 08h25


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Jovens condenados por crime em Castelo chegaram em carros separdos ao CEM.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Jovens condenados por crime em Castelo chegaram em carros separdos ao CEM.

Os quatro jovens que foram condenados pelo estupro coletivo ocorrido em maio na cidade de Castelo do Piauí chegaram nesta quarta-feira (15) ao Centro de Educação Masculino (CEM), onde irão cumprir medida socioeducativa pelos atos infracionais cometidos. Os adolescentes foram recebidos por dezenas de pessoas que se aglomeraram em frente ao local e gritaram palavras como "assassinos" e "estupradores".

Como antecipado pelo G1, os jovens foram alojados na "Ala E", que abriga internos que cometeram atos infracionais graves como estupro, homicídio e latrocínio. Além disso, um dos quatro garotos ficará isolado, pois tem divergências com os outros três. O gerente de internação do CEM, Herberth Neves, afirmou que existe risco para os rapazes, pois o crime de estupro é repudiado pelos demais adolescentes em conflito com a lei. Entretanto, diz ele, o Centro se preparou para contornar esses problemas.

“Sabemos da limitação que temos aqui no Centro, por isso teremos mais cuidado no que diz respeito à segurança pessoal dos jovens. Socioeducadores ficarão mais atentos a essa situação dos quatro adolescentes, pois eles correm um sério risco caso encontrem com os outros internos”,
afirmou.

Os quatro adolescentes foram condenados, no último dia 9 de julho, a três anos de internação no CEM pelos atos infracionais equivalentes aos seguintes crimes: prática de quatro estupros, três tentativas de homicídio e um homicídio. Todos os atos foram cometidos contras as quatro garotas de Castelo, que foram agredidas, estupradas e jogadas do alto de um penhasco.

Uma das jovens morreu após 10 dias internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). As outras três também ficaram hospitalizadas e já receberam alta.

Os jovens estavam internados no Centro de Internação Provisória (CEIP), mas com a leitura da sentença pelo juiz Leonardo Brasileiro no último dia 9, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) começou a planejar a transferência para o CEM. Antes de chegar ao Centro, eles passaram pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passaram por exame de corpo de delito (assista vídeo acima).

Vítima fala pela primeira vez
Após passar 36 dias internada, uma das três sobreviventes do estupro coletivo em Castelo do Piauí falou com exclusividade a TV Clube, afiliada Globo no Piauí, no dia 10 sobre a sua recuperação e o que espera para o futuro. A adolescente agradeceu a Deus por estar viva e o apoio que tem recebido. Agora recuperada, a jovem tem plano de fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e cursar faculdade de medicina veterinária.

“Deus não tem culpa de nada, ele me salvou disso. Eu estou viva e bem. Feliz por estar aqui contando a minha história. Próximo ano eu vou estudar muito para fazer o Enem. E aí, faculdade e me formar em veterinária. Eu estou viva e bem graças a Deus. Bola pra frente”,
afirmou.