Começa vacinação de cães e gatos na zona urbana de Teresina

12/09/2015 09h55


Fonte G1 PI

Cães e gatos poderão ser imunizados contra a raiva em 377 postos que estarão abertos, neste sábado (12), em praças, escolas e outros pontos estratégicos de Teresina. Está será a etapa urbana da Campanha de Vacinação contra a Raiva.

A estimativa é imunizar 135 mil animais nas zonas urbana e rural, cuja etapa acontece nos dias 26 de setembro (zona rural Norte e Leste) e 03 de outubro (região rural Sul e Sudeste).

Imagem: Foto:G1/PBCães e gatos são vacinados contra raiva.(Imagem:Foto:G1/PB)Cães e gatos são vacinados contra raiva.


Animais com mais de três meses de vida devem ser vacinados, exceto durante o período de gestação e lactação. Para estes casos o dono do animal precisa procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação da dose após o desmame dos filhotes.

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é a vacinação dos cães e gatos domésticos, que podem ser transmissores da doença. Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: rural, animais, raiva