Com taxa de ocupação de 65% das UTIs para Covid-19, Piauí projeta ter 30 novos leitos até domingo

17/06/2020 14h21


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SesapiLeito de UTI no Piauí(Imagem:Divulgação/Sesapi)Leito de UTI no Piauí

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou nesta quarta-feira (17) que novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para pacientes com Covid-19 vão entrar em operação até o domingo (21). A previsão é de fechar a semana com cerca de 30 novas UTIs, detalhou Florentino em entrevista à TV Clube.

A taxa de ocupação nas UTIs do estado atingiu a 65%. Em números totais, são 243 ocupadas e 130 disponíveis. Ao todo, o estado contabiliza 11.559 casos confirmados de Covid-19 e 398 óbitos. Em Teresina, a taxa de ocupação chega a 80%. Em alguns momentos, houve dificuldade no setor de regulação para encontrar vagas, disse na terça-feira (16) o prefeito Firmino Filho.

Segundo Florentino Neto, estão previstos 10 leitos que vão entrar em operação nesta quarta-feira no Hospital da Polícia Militar e outros oito no Hospital Universitário. Até sexta-feira (19), 10 leitos estarão disponíveis no Hospital Natan Portela. Na segunda-feira, o Hospital Getúlio Vargas instalou mais 10 leitos de UTI.

O estado ainda espera que a prefeitura de Teresina amplie a quantidade de UTIs no Hospital de Urgência, o HUT. Até domingo, a projeção é de novas 25 unidades. A prefeitura tem tido problemas para contratar médicos.

O total de leitos com respiradores, que incluem as salas de estabilização, é de 432. Nas UTIs, 269 são da rede pública e 104 dos hospitais privados.

“Estamos acompanhando a evolução, por isso, o esforço é diário. Temos 432 leitos, 260 só na capital. Estamos em um situação séria, chegando a 400 óbito. É um número triste, é uma doença que afeta a saúde e o sistema. O único caminho é o isolamento social, o uso de máscara, higienização das mãos, evitar ir à rua”, explicou o secretário.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: hospital, leitos, utis