Com retorno das cirurgias no Piauí, Hemopi alerta sobre doação de sangue e HGV lança campanha

22/08/2020 12h20


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Durante a pandemia da Covid-19, doações de sangue caíram cerca de 50%.(Imagem:Fernando Brito/G1)Durante a pandemia da Covid-19, doações de sangue caíram cerca de 50%.

Devido o retorno dos procedimentos cirúrgicos eletivos, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) alertou sobre o aumento na demanda por sangue. O hemocentro antecipa que, com a reabertura de clínicas e hospitais para cirurgias, haverá dificuldade para o abastecimento de sangue no estado, já que durante a pandemia da Covid-19 houve queda em torno de 50% das doações no Estado.

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, explicou que a demanda por sangue é constante, seja em serviços de urgência e emergência como para pacientes que necessitam de transfusões em decorrência de outras doenças. Ele alerta para que a população pode ajudar fazendo doações.

“Abastecemos toda a rede pública e parte da rede privada. Nesses meses conseguimos equilibrar o abastecimento, mas com a volta dos procedimentos eletivos, o estoque pode não ser suficiente para atender a demanda", disse Jurandir Martins.

O diretor disse ainda que o Hemopi precisa da colaboração das pessoas. "É preciso manter o estoque com todos os tipos sanguíneos disponíveis para atender a demanda diária dos hospitais e pacientes. Nesse momento precisamos da solidariedade”, explicou Jurandir Martins.

HGV lança campanha

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) lançou uma campanha emergencial para as doações de sangue. De acordo com o diretor do hospital, o médico Gilberto Albuquerque, dentro do HGV são realizadas aproximadamente 40 cirurgias de média e alta complexidade, com casos que necessitam de transfusões durante operações.

O slogan da campanha leva uma mensagem sobre o atual momento: “Dependemos de você para recomeçar do zero”. Para Gilberto Albuquerque, é uma forma de incentivar as pessoas a realizarem doações, de todos os tipos sanguíneos para manter a assistência no hospital.

“Temos uma agência transfusional no próprio hospital que precisa ser abastecida”, informou o diretor do HGV.

Horários de funcionamento dos hemocentros

O hemocentro de Teresina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, nos sábados e feriados até as 17h. Devido à pandemia, as doações devem ser agendadas por telefone (veja os números abaixo)

Nos hemocentros de Picos, Parnaíba e Floriano o funcionamento é apenas de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários, pelos números: (89) 9 8801 1717, (86) 9 8894 7159 e (89) 9 8801 1984, respectivamente

Na capital piauiense, o agendamento para as doações de sangue deve ser feito por meio do número: (86) 9 8894-6614. O endereço do Hemopi é R. Primeiro de Maio, 235 - Centro (Sul), Teresina - PI, 64001-430.

 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: hospital, sangue, hemopi