Com pesquisa e planejamento, casal poupa 68% nas compras escolares

07/01/2017 08h43


Fonte G1 PI

Mesmo já sendo algo esperado, as compras escolares sempre assustam os pais durante o mês de Janeiro. Longe de apenas reclamar ou se conformar com os gastos, os professores Joselina Saboia e Joselias da Costa conseguiram economizar 68,54% com o material escolar das duas filhas. Segundo a mãe, o segredo foi simples, porém trabalhoso: comprar antecipadamente, pesquisar muito, pagamento à vista e adquirir apenas o que é realmente necessário.

“Realizamos um mix de ações para conseguir economizar o máximo possível. Para começar, em novembro começamos a comprar aqueles itens que temos certeza que estarão nas listas como lápis, produtos de papelaria, cadernos. Isso porque os preços no final do ano, nesta área, são bem mais baratos, já que a gente sabe que sempre no começo do ano há um aumento. Então, começamos a comprar antes e sempre a vista”
, contou.

Imagem: Samantha RodriguesJoselina acredita que economizar é uma forma de dar exemplo as filhas.(Imagem:Samantha Rodrigues)Joselina acredita que economizar é uma forma de dar exemplo as filhas.

Segundo Joselina, a família gastaria R$ 3.578,10 caso comprasse todo o material em uma livraria, mas após todas as ações que ajudaram a economizar, foram gastos apenas R$1.125,42.

Outro artifício utilizado para economizar é contatar as mães de crianças que estudam na mesma escola, mas que os filhos estejam em séries diferentes.

“Eu tenho duas amigas que os filhos estudam em séries acima ou abaixo da série das meninas, então todo ano nós compramos, vendemos e trocamos livros entre nós. Outro fator importante é que por ser professor, entramos em contato com editoras e conseguimos um bom desconto”
, disse Joselina.

Os livros didáticos do ano anterior que não foram vendidos para as outras mães parceiras, o casal vende na feira de livro usado, no Centro de Teresina. A artimanha ajuda a compor o orçamento seria usado na compra do material escolar

Este ano, havia 28 livros na lista de materiais, além dos itens comprados em Novembro do ano anterior. Uma mochila também foi comprada, mas apenas para uma das meninas, já que a outra ainda está com o acessório em bom estado e poderá ser utilizada novamente. “Compramos o que é necessário, se a mochila de uma delas dá para usar novamente, vamos usar. Sempre que vamos comprar algo nos perguntamos: É necessário? se for, compramos, se não, deixamos para uma próxima vez”, contou a mãe.

Joselina contou ainda que até uma restauração dos cadernos e livros usados é realizada. “Aqueles cadernos que foram pouco usados, nós tiramos as folhas usadas, restauramos e encapamos. Os livros usados que compramos, temos o cuidado de comprar um espiral novo e fazer uma restauração também, assim eles ficaram com uma aparência bem melhor”, disse.

Apesar das ações utilizadas para conseguir economizar, Joselina conta que foi algo que o casal aprendeu a fazer com o passar dos anos, desde que as duas filhas começaram a estudar. “A Celina já tinha estudado antes, mas contando a partir do ano em que a Melissa também começou a ir à escola, já são anos e não foi do dia pra noite que aprendemos tudo isso. A cada ano tentamos economizar mais e mais. Em 2016 foram 33,84% de economia e este ano subiu para 68,54%”, contou.

A mãe das meninas acredita que mostrar para as filhas agora como economizar é uma forma de dar um bom exemplo. “Isso é um testemunho para as minhas filhas, é ensinar a não desperdiçar o pouco de dinheiro que entra em nossa casa e com isso elas se tornarem adultas conscientes”, falou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: material, livros, comprar