Com baixa no estoque, Hemopi faz campanha para atrair doadores de sangue

20/10/2022 10h33


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Arquivo/Cidadeverde.comCentro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi)(Imagem:Arquivo/Cidadeverde.com)Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) registrou uma baixa no estoque de sangue no mês de outubro. Para atrair doadores, a direção faz um apelo à sociedade sobre a importância da doação.

Segundo o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho, a baixa no estoque se dá a diversos fatores, entre eles o processo eleitoral e a grande quantidade de feriados no mês de outubro.

“E isso dificulta que tenhamos um estoque de sangue satisfatório para atender a demanda hospitalar. Pedimos que a sociedade se sensibilize para que compareça em uma unidade em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos para fazer a doação de sangue”, destacou o diretor do Hemopi.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí funciona em Teresina das 7h15 às 18h, de segunda a sábado, independente de ser feriado ou não. Isso, segundo Jurandir Martins Filho, é para garantir que todos sejam atendidos.

O tipo sanguíneo que tem maior escassez nos bancos de doadores é o do tipo RH negativo. Isso porque, segundo o diretor do Hemopi, apenas 20% da população brasileiro tem esse tipo sanguíneo.

“É o sangue menos prevalente. E, com isso, temos uma dificuldade maior de ter. É importante que você doador possa realizar esse grande gesto de cidadania e solidariedade e doar sangue, porque alguém vai precisar do seu sangue”,
completou o diretor Jurandir Martins Filho.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue, o doador precisa preencher uma série de requisitos. Entre eles, uma idade mínima para ter feito a primeira doação. Confira:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: doar, hemopi, estoque