Com aumento de 754% nos casos de dengue, Piauí continua com falta de testes para diagnóstico

19/05/2022 12h24


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/Jornal HojeTeste para dengue.(Imagem:Reprodução/Jornal Hoje)Teste para dengue.

Com aumento de 745% nos casos de dengue, o Piauí continua sem testes para diagnóstico da doença. A escassez do insumo para o exame seria causada por reflexo da pandemia da Covid-19, segundo Herlon Guimarães, superintendente de atenção à saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Herlon contou que, devido à crise mundial, um dos resultados foi o fechamento de indústrias que fornecem reagentes necessários à testagem da população.

“O resultado disso é não apenas a falta de matéria-prima para exames, como também temos visto escassez de antitérmicos, analgésicos e antibióticos. Por isso, desde abril, a Sesapi definiu que alguns grupos teriam prioridade na avaliação”,
explicou.
Imagem: Reprodução/TV Clube  Herlon Guimarães alerta para a importância da prevenção contra criadouros do mosquito Aedes aegypti. (Imagem:Reprodução/TV Clube ) Herlon Guimarães alerta para a importância da prevenção contra criadouros do mosquito Aedes aegypti.

De acordo o superintendente, estão sendo avaliados grupos de gestantes, casos graves na unidade hospitalar e os óbitos registrados. Mas ele alertou a população que o mais importante neste momento é a prevenção.

“Devemos eliminar os criadouros. É isso o que pedimos à população. Gaste 10 minutos do seu dia para avaliar o seu ambiente doméstico e eliminar pontos que possam conter a presença da larva. O carro fumacê elimina o mosquito na fase adulta, mas não os criadouros, o que é essencial para prevenir o nascimento de novos mosquitos e evitar não só a dengue, como também a zika e a chikungunya”, alertou.

Número de casos cresce no Piauí

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (18) pela Sesapi, o Piauí teve um aumento de 745% nos casos de dengue e de 5.112,9% nos casos de chikungunya, na 19ª semana epidemiológica de 2022.

O total de 187 municípios registraram 9.242 casos prováveis de dengue, em contraste com o mesmo período de 2021, com 1093 notificações realizadas por 75 municípios.

De acordo com o boletim, estão confirmados 03 óbitos no estado, todos do município de Teresina.

Prevenção


A prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é feita com medidas simples, não deixando água limpa parada onde ele possa colocar seus ovos.

Por isso, é essencial virar garrafas expostas, tampar caixas d’água, proteger pneus para não acumularem água e limpar o quintal, removendo objetos que possam acumular água.

Para quem tem animais domésticos, também é importante manter os bebedouros limpos e protegidos.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: casos, dengue, sesapi