Coletores de lixo decidem por fim da greve em audiência na Procuradoria do Trabalho

04/11/2015 09h54


Fonte Cidade Verde

Garis e motoristas da empresa Vega entraram em acordo na tarde desta terça-feira (3) na Procuradoria Regional do Trabalho e decidiram pelo fim da paralisação dos serviços iniciada no último sábado (31). Os trabalhadores reivindicavam por melhores condições de trabalho. Apenas metade da frota de caminhões está funcionando.

Os coletores de lixo de denunciaram ainda que sofrem assédio moral no local de trabalho. Ao todo são 285 funcionários dentre garis e motoristas que trabalham em uma jornada de 7 horas e 20 minutos.De acordo com a presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (Seeacep), Maria José Mesquita, a jornada dos trabalhadores muitas vezes chega a ser de 10 horas por dia.

Imagem: Cidade VerdeGreve .(Imagem:Cidade Verde)

Ainda segundo a presidente do sindicato, os coletores e motoristas são proibidos de ter acesso a determinadas locais da empresa e são obrigados a entrar pelo mesmo local onde o lixo passa.

O advogado Kauê Castro, do Seeacep, afirma que outra queixa da categoria é um acordo firmado com a empresa em 2014 e que não foi cumprindo, onde previa 3 coletores por carro. Atualmente, segundo ele, o serviço é feito apenas com 2 profissionais.

Os trabalhadores reclamam ainda que os veículos quebram constantemente por falta de manutenção. A empresa ficou enviar uma nota de esclarecimento à TV Cidade Verde.

Após a negociação feita na PRT, a empresa se comprometeu a realizar um novo treinamento com todos os funcionários acerca do código de conduta da empresa, manter a reserva técnica de pessoal em porcentagem superior ao exigido pelo contrato com a Prefeitura de Teresina.

Além disso, a empresa se comprometeu a monitorar as horas extras, com a finalidade de tentar mantê-las em 20% das horas normais trabalhadas. O PRF se comprometeu a investigar a denúncia de assédio moral feita pela categoria.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui