COE recomenda uso de máscara em ambientes fechados no Piauí

24/11/2022 08h47


Fonte G1 PI

Membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do estado e de Teresina recomendaram o uso de máscara em ambientes fechados no Piauí. A orientação foi publicada na tarde desta quarta-feira (23) após reunião com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A recomendação considerou o aumento de casos positivos da Covid-19. De acordo com o boletim semanal epidemiológico da Sesapi, o estado registrou crescimento de 37% dos casos na semana entre os dias 13 e 19 de novembro.

A orientação, entretanto, não é obrigatória. Isso porque o decreto do Governo do Estado de agosto de 2022 continua valendo. O documento prevê o uso de máscaras apenas em:

Unidades, consultórios e estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes e visitantes); em transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores, passageiros e usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos; em qualquer espaço, para idosos, gestantes e imunossuprimidos.

Conforme o infectologista e membro do COE, José Noronha, um a nova reunião será realizada no dia 29. “Vamos continuar acompanhando os números epidemiológicos da doença para avaliação e na próxima semana teremos uma nova reunião. Por enquanto, permanecem válidas as mesmas recomendações do último decreto do Governo do Estado”, disse.

Noronha reforça ainda a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid para evitar o aumento das hospitalizações e óbitos. “No Piauí, apenas 26,18% da população tomou a segunda dose de reforço, um número considerado muito baixo", afirmou.

"Vá até o posto e complete o esquema vacinal para ficar protegido e evitar que o vírus circule. O meio mais seguro de combater a doença é a vacina”,
aconselhou o infectologista.

Capital voltou a registrar morte

Teresina registrou uma morte por Covid-19 no dia 19 de novembro, após quase um mês e meio sem registros de óbitos pelo coronavírus na cidade. A última vítima da doença na capital havia falecido no dia 7 de outubro.

Os dados, disponíveis boletim do Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), informam ainda que de uma semana para a outra, o crescimento de casos confirmados de Covid-19 foi de 500% na capital.

Tópicos: casos, estado, covid