COE libera eventos com 80% do público e mantém uso obrigatório de máscara no Piauí

09/03/2022 15h16


Fonte cidadeverde.com

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarSecretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto(Imagem:FlorianoNews)Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto

Após reunião realizada nesta quarta-feira (9), o Comitê de Operações Emergenciais (COE) decidiu flexibilizar as restrições contra a Covid-19 e liberar a realização de eventos, shows, congressos e seminários em ambientes fechados no estado do Piauí, que haviam sido suspensos no último decreto estadual.

Segundo o colegiado, a deliberação aconteceu depois da análise dos atuais dados epidemiológicos, que mostram como redução do número de casos de caso de síndromes gripais, síndromes respiratórias agudas graves e covid-19, bem como queda na taxa de ocupação hospitalar.

"Optou-se a dar início ao planejamento de reabertura econômica do estado do piauí, uma reabertura organizada, progressiva, de forma a cada semana está observando novamente esses indicadores epidemiológicos”, explicou o médico infectologista José Noronha Vieira, diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e integrante do COE.

Para a realização dos eventos, no entanto, deverá ser respeitado o limite de 60% da capacidade máxima em ambientes fechados e de 80% para semiabertos e abertos. Além disso, os estabelecimentos deverão seguir os protocolos sanitários específicos de cada atividade, bem como exigir o comprovante de vacinação e o uso obrigatório de máscaras do público.

Segundo Florentino Neto, secretário estadual de Saúde, a decisão sobre a possível flexibilização do uso de máscara no estado será tomada após a reunião do Comitê Científico do Nordeste, na próxima segunda-feira (14). "Queremos decidir em consenso com o Comitê Científico, em consenso com a ciência, para que possamos tomar a melhor decisão”, disse.
Demais medidas

Além da flexibilização quanto a realização de eventos e manutenção do uso de máscara no estado, o Comitê também autorizou o retorno 100% presencial para todos os servidores da administração pública estadual, que havia sido reduzido pelo último decreto.

Outra decisão do COE diz respeito ao retorno das cirurgias eletivas em todo o Piauí, que já deve apresentar um plano para realização de um mutirão em todo o estado. Caberá às unidades hospitalares da rede estadual o trabalho estabelecer a dinâmica desse retorno.

As orientações deliberadas pelo Comitê serão encaminhadas ainda nesta tarde ao Governo do Estado, que deve preparar e publicar um novo decreto com as novas regras para eventos, funcionalismo público e cirurgias eletivas. 

Tópicos: estado, realiza??o, comit?