Climatologista explica diferença de períodos chuvosos em regiões do Piauí; entenda como funciona

11/05/2022 14h43


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarClimatologista explica diferença de períodos chuvosos em regiões do Piauí(Imagem:Divulgação)Climatologista explica diferença de períodos chuvosos em regiões do Piauí

Entre terça (10) e quarta-feira (11), algumas cidades do Norte do Piauí registraram chuvas torrenciais. Enquanto que cidades do centro e do extremo Sul do estado enfrentam clima seco, com umidade por volta de 30%, e não veem chuvas desde os primeiros meses de 2022.

Segundo o climatologista Werton Costa, essa diferença acontece porque o início e o fim dos períodos chuvosos varia de acordo com a posição das cidades no estado.

Como o Piauí é extenso na direção Norte-Sul, o território é atravessado por quatro regiões, chamadas quadras chuvosas climatológicas, gerando períodos chuvosos distintos.

“O Piauí apresenta uma curiosidade climatológica. A chuva começa no extremo Sul em Novembro, e no extremo Norte ela termina em maio. Daí a grande diferença entre a chuva que cai no litoral e a que cai na [região] Matopiba”, disse o climatologista.

A meteorologista Sônia Feitosa, essa diferença cria condições de clima bastante diferentes entre cidades como Parnaíba, no Extremo Norte, e Cristalândia, no Extremo Sul.

“Esse contraste vê-se agora, quando no extremo Norte acontecem ainda chuvas com tempestades, e no sul do estado, a umidade já atinge valores abaixo de 30%”, comentou.

Ainda segundo Sônia, a tendência é que as chuvas continuem no Norte do Piauí por todo o mês de maio, em quantidade acima da média normalmente registrada para o período.

Enquanto isso, O Sul do Piauí deve receber massas de ar seco, aumentando o risco de incêndios florestais.

Épocas chuvosas no Piauí

Cada quadra climática do Piauí tem um período chuvoso que dura quatro a cinco meses. Anualmente, a primeira região a registrar chuvas é o extremo Sul do Piauí, e a última é o extremo norte.

Assim, as chuvas começam e encerram em cada região do Piauí nas seguintes datas:
  • Extremo Sul: chuvas começam em novembro e terminam em fevereiro;
  • Sul: Chuvas começam em dezembro e terminam em março;
  • Norte: Chuvas começam em janeiro e terminam em abril;
  • Extremo Norte: chuvas começam e fevereiro e terminam em maio;
“Esse é o momento da chuva do litoral: localizadas porém intensas, ainda sob influência do aquecimento do oceano Atlântico e da Zona de Convergência Intertropical”, explica Werton.

Nesta quarta-feira (11) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a região norte do Piauí de risco potencial causado por chuvas de 30 a 50 milímetros por hora, e ventos de até 60 km/h.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estado, cidades, chuvas