Cirurgias eletivas são suspensas no Piauí devido ao aumento de casos de Covid-19

29/01/2022 09h34


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoCirurgias eletivas são suspensas no Piauí devido ao aumento de casos de Covid-19(Imagem:Divulgação)Cirurgias eletivas são suspensas no Piauí devido ao aumento de casos de Covid-19

Os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas nos hospitais públicos gerenciados pelo Governo do Piauí serão suspensos a partir da próxima segunda-feira (31). A medida foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e ficará em vigor até o dia 11 de fevereiro.

A suspensão foi determinada devido ao aumento de casos de Covid-19. No estado, foi registrada uma alta de 76,3% no número de diagnóstico de doença neste ano em relação ao mesmo período no ano passado.

Vale ressaltar que a taxa de positividade considerada para esta medida é obtida através dos dados fornecidos pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen) e pelo Grupo de Pesquisa de Análise em Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

As autoridades de saúde do Piauí também consideraram a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, 70% dos leitos do Governo do Estado estão ocupados. No litoral, a taxa sobe para 71% e na região Entre Rios, 85%.

“Essa medida emergencial é para evitar o aumento dos casos, principalmente por termos profissionais se afastando por estarem com síndromes gripais ou Covid-19. Quando retomarmos as cirurgias, os pacientes que estão na fila serão atendidos normalmente”, explicou a diretora da Diretoria de Unidade de Descentralização Hospitalar (DUDOH), Joselma Oliveira.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: medida, piau?, sa?de