Cinco membros da mesma família são presos suspeitos de criar pessoas para obter benefícios do INSS

05/07/2021 14h15


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCinco membros da mesma família são presos suspeitos de criar pessoas para obter benefícios do INSS(Imagem:Reprodução)

Cinco membros de uma mesma família foram presos pela Polícia Federal (PF) no Piauí, suspeitos de criar pessoas para obter benefícios previdenciários/assistenciais. As prisões foram parte da Operação Gênese, deflagrada na manhã desta segunda-feira (5).

A operação cumpriu de 15 mandados judiciais, nove de busca e apreensão e seis de prisão temporária, expedidos pela 3ª Vara Federal de Teresina. As ordens foram cumpridas em Teresina, Miguel Leão, Vitorino Freire (MA) e São Luís (MA).

"A Justiça Federal decretou seis prisões temporárias. Todas de uma mesma família. Cinco [prisões] foram efetivadas e uma pessoa se encontra foragida", informou o delegado Eduardo Monteiro, da PF.
A família foi presa em Teresina. Ao G1, a PF informou que os membros presos foram uma mulher, seus dois filhos e os respectivos cônjuges. O parentesco do sexto membro, que se encontra foragido, não foi revelado.
“Dos mandados de busca e apreensão, cinco foram cumpridos em Teresina, dois em São Luís, um em Miguel Leão e outro em Vitorino Freire”, afirmou o delegado Eduardo Monteiro.

De acordo com a PF, foram identificados 144 benefícios com indícios de fraude, que causaram prejuízo superior a R$ 14 milhões ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A polícia afirmou que o dano aos cofres públicos seria superior a R$ 24 milhões, caso não descobrissem os crimes.
Ainda segundo a PF, contas bancárias de oito CPF’s envolvidos nas fraudes identificadas foram bloqueadas pela Justiça. Houve também a suspensão judicial de 32 benefícios comprovadamente falsos.

Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: presos, teresina, federal