Cidades do Piauí lideram ranking de desmatamento da Mata Atlântica, aponta levantamento

20/08/2020 14h45


Fonte G1 PI

Imagem: Orlando VitalSagui-da-serra-escuro, Sagui-da-serra-escuro, "aurita" é espécie exclusiva da Mata Atlântica.

Cidades do Piauí estão liderando em áreas destruídas de Mata Atlântica, segundo o relatório anual do instituto SOS Mata Atlântica. O documento revelou que a cidade de Manoel Emídio, no Sul do Piauí, foi onde houve o maior desmatamento de regiões de mata atlântica entre os anos de 2018 e 2019. O município piauiense de Canto do Buriti também aparece no ranking, em terceiro lugar.

Segundo o levantamento, 879 hectares de mata atlântica foram desmatados entre 2018 e 2019 em Manoel Emídio. A área corresponde a 8,7 quilômetros quadrados de mata destruída, aproximadamente 1200 campos de futebol.

Em Canto do Buriti, que aparece em terceiro lugar no ranking nacional de desmatamento, onde foram desmatados 404 hectares, área equivalente a mais de 500 campos de futebol.

Últimos dez anos
O Piauí aparece com destaque em outra lista, ainda mais preocupante: a de lugares onde houve maior desmatamento do bioma nos últimos dez anos.

Alvorada do Gurgueia aparece em primeiro lugar na lista. Foram desmatados 6869 hectares no território da cidade na última década. O índice é seguido de perto por Manoel Emídio, onde 6693 hectares foram ao chão.

Mais abaixo, na sexta posição da lista, está o município piauiense de Eliseu Martins, com 5041 hectares de mata destruídos. Os três municípios e Canto do Buriti são vizinhos, o que indica uma forte tendência para o desmatamento nessa região

Ainda segundo o levantamento, Alvorada de Gurgueia e Manoel Emídio sempre lideraram o ranking dos maiores desmatadores nos últimos 10 anos. Mas Alvorada do Gurgueia, que foi a líder até o último levantamento, conseguiu reverter a situação e apresentou 22 hectares desmatados entre 2018 e 2019.

Cidades com maior área preservada
Na outra ponta do ranking, a cidade de Guaribas lidera a lista dos municípios que possuem a maior área preservada do bioma. Há, segundo o SOS Mata Atlântica, 176 mil hectares de mata nativa intacta na região. O levantamento mostrou que não houve desmatamento no território do município entre 2018 e 2019, cuja maior parte é ocupada pela mata.

Ironicamente, a cidade de Canto do Buriti, que aparece na terceira posição entre as que tiveram maior desmatamento entre 2018 e 2019, é também a quarta do país com maior área ainda intacta, mais de 118 mil hectares.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews