Cidades do PI tem comunidades isoladas, famílias desalojadas e desabamentos após temporal

17/02/2021 16h59


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubePicos tem ruas e avenidas alagadas após chuva de mais de 10 horas.(Imagem:TV Clube)Picos tem ruas e avenidas alagadas após chuva de mais de 10 horas.

Uma forte chuva ocorrida na terça-feira (16) causou diversos estragos nas cidades de Picos e Bertolínia, no Sul do Piauí. Famílias tiveram que ser retiradas de casas, estruturas desabaram e comunidades ficaram isoladas após o temporal.

Em Picos, o volume de chuva registrado foi cerca de 100 mm, sendo o maior temporal ocorrido na cidade em 2021. A Defesa Civil identificou pelo menos 20 pontos de alagamentos na cidade.

Em entrevista à TV Clube, o secretário João Araújo, informou que os estragos chegaram a ferir uma pessoa.

“No bairro Morada Nova houve uma queda de um muro de 25 metros de comprimento e dois metros de altura. Ele desabou, comprometeu toda a estrutura da casa e atingiu um vizinho, que foi hospitalizado”, relatou o secretário de Defesa Civil.
Imagem: Arquivo Pessoal /Zé NiltonEstruturas ficam comprometidas após forte chuva em Bertolínia.(Imagem: Arquivo Pessoal /Zé Nilton)Estruturas ficam comprometidas após forte chuva em Bertolínia.

Já no bairro São José não houve desabamentos, mas a alta da água da chuva chegou a 1,5 metros. A BR-316 ficou completamente alagada e famílias tiveram que ser retiradas de suas casas em várias regiões do município.

“Asseguramos que essas pessoas terão bolsa-aluguel. Nós iremos verificar se elas poderão retornar para suas casas, caso não, iremos procurar casas populares”, comunicou João Araújo.
Já em Bertolínia, nas últimas 36 horas as chuvas foram frequentes. Mas, o temporal de terça-feira (16) deixou as comunidades São José, Medonho e Placa isoladas.
Imagem: Geraldo Fonseca /Arquivo PessoalRuas ficaram alagadas e destruídas após temporal.(Imagem:Geraldo Fonseca /Arquivo Pessoal)Ruas ficaram alagadas e destruídas após temporal.

Além disso, casas, estabelecimentos comerciais e até a casa paroquial do município desabaram. O quintal na sede da Câmara Municipal de Vereadores alagou.

“Temos muitos prejuízos, casas caindo, estradas alagadas, comunidades isoladas. E a previsão é que, nos próximos dias, tenha mais chuvas no município”, relatou o prefeito Geraldo Fonseca (Republicanos).

Tópicos: casas, temporal, metros