Cidade do Piauí registra 12% de umidade do ar e fica em estado de alerta

11/08/2023 09h53


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/Prefeitura de Bom JesusMunicípio de Bom Jesus, no Sul do Piauí ? Foto:(Imagem:Reprodução/Prefeitura de Bom Jesus)Município de Bom Jesus, no Sul do Piauí.

O município de Bom Jesus , Sul do Piauí, registrou 12% de umidade relativa do ar, às 14h desta quinta-feira (10). O índice é o menor registrado no ano de 2023 e a cidade está em estado de alerta para nível crítico de emergência.

Um dia antes, as cidades de Bom Jesus e Gilbues, ambas no Piauí, tinham registrado 13% de umidade relativa do ar, uma das menores do país.

De acordo com a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh), a baixa nos níveis de umidade da região são causadas por uma grande massa de ar quente que rege sob a região.

"Nós temos uma massa de ar seco estacionada sob o território piauiense, e essa massa impede que nuvens carregadas de umidade cheguem ao nosso território. Nossa preocupação maior é que essas condições atmosféricas alterem, os focos de calor, por exemplo, o que dificulta um espaço com condições maiores para queimadas e incêndios florestais. Nossas recomendações é que evitem queimar os resíduos sólidos, procurem o município para que seja feita o manejo e a coleta desses resíduos de uma maneira que impacte menos o ambiente, e que plantem mudas de árvores, pois as áreas florestadas, por conta da evapotranspiração, apresentam um índice mais elevado de umidade", explicou a climatologista.

Piauí em alerta para baixa umidade

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira dois alertas de de baixa umidade para o Piauí.

O primeiro alerta de perigo potencial de baixa umidade, variando entre 30% e 20%, e deve atingir as regiões Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste do Piauí. O aviso encerra às 19h.

Já o segundo alerta é de perigo de baixa umidade, com variação entre 20% e 12%, atingindo municípios da região Sudoeste piauiense. O alerta segue até 18h.

Recomendações da SEMARH

Para evitar casos de complicações alérgicas e respiratórias, além de sangramentos na região nasal e dores de cabeça, a Semarh divulgou algumas recomendações que a população deve adotar para que se previnem de maiores complicações à saúde, como:
  • Suspender exercícios aos ar livre entre 11h e 16h;
  • Evitar locais com aglomerações em ambientes fechados e com pouca circulação de ar;
  • Procurar a rede de saúde caso haja agravamento de problemas respiratórios;
  • Utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas;
  • Utilizar roupas leves com mangas compridas, bonés, guarda-sol e protetor solar;
  • Manter-se hidratado, consumindo água a vontade, principalmente no período da tarde (entre 12h e 16h).


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: umidade, baixa, alerta