Cidade de Paulistana registra em 24 horas mais da média de chuva esperada para o mês de fevereiro
05/02/2020 14h36Fonte G1 PI
Imagem: Divulgação
Rua Coronel Elpídio, Centro de Paulistana.
Rua Coronel Elpídio, Centro de Paulistana.A cidade de Paulistana, localizada no Sul do Piauí, registrou, em 24 horas, mais da média do acumulado de chuva esperado para o mês de fevereiro de 2020. As chuvas aconteceram no município nessa terça (4) e quarta-feira (5). Trata-se do maior acumulado, em 24 horas, registrado no estado neste ano.
Foram registrados 134, 6 milímetros de precipitação, durante três pancadas de chuvas, em um período de 24 horas. Somados com o acumulado do sábado (1°), domingo (2) e segunda-feira (3), totaliza-se quase 140 milímetros de chuva nos cinco primeiros dias do mês, sendo maior que a média prevista para todo o mês de fevereiro, que era 113 milímetros.
De acordo com o climatologista Werton Costa, o grande acumulado de chuva é resultado de ações dos sistemas atmosféricos. “As ondas de convergência intertropical atuando mais ao norte do estado e a influência reduzida de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Os alertas anteriores já vinham apontando para essa condição”, comentou.
Alerta de chuvas
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um aviso de atenção para o risco de chuvas intensas e tempestade de raios nas próximas 72 horas, em 130 municípios do Piauí. De acordo com a meteorologia, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical estão influenciando registros de precipitações volumosas durante o período chuvoso no estado.












