Chuva de granizo provoca estragos na cidade de Currais, no Sul do Piauí

04/02/2020 08h09


Fonte G1 Piauí

Imagem: Arquivo Pessoal/Paulo CunhaChuva de granizo registrada em Currais, no Sul do Piauí(Imagem:Arquivo Pessoal/Paulo Cunha)Chuva de granizo registrada em Currais, no Sul do Piauí

O município de Currais, distante 640 km ao Sul de Teresina, registrou uma chuva de granizo na tarde desse domingo (2). O fenômeno causou estragos e foi registrado por meio fotos e vídeos feitos pelos moradores do município. Neste segunda-feira (3), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de chuvas intensas para mais de 180 cidades do Piauí.

Em entrevista ao G1, o morador Paulo Cunha disse que a chuva durou quase uma hora e que foi a primeira vez que ele viu o fenômeno acontecer na cidade. Além disso, ele contou que a chuva gerou diversos estragos, como queda de árvores, placas e até mesmo de um muro de uma residência.

“Foi a primeira vez que eu vi acontecer na cidade. A chuva causou vários estragos. Árvores, placas e até um muro caíram em Currais. Além disso, a chuva fez com que diversas casas fossem destelhadas”, comentou.

Imagem: Arquivo Pessoal /Paulo CunhaMuro e telhado de residência caem durante chuva(Imagem:Arquivo Pessoal /Paulo Cunha)Muro e telhado de residência caem durante chuva

O climatologista Werton Costa informou que se trata da primeira chuva de granizo com provas concretas registrada no Piauí em 2020 e explicou como o fenômeno acontece.

“As precipitações de granizo são provocadas pelos vórtices ciclônicos de altos níveis. Ele provoca o rápido desenvolvimento das nuvens, que crescem verticalmente e com grande velocidade, congelam e formam a precipitação de granizo”, detalhou.

Aviso de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas para mais de 180 cidades do Piauí para esta segunda (3) e terça-feira (4). A previsão é que as chuvas ocorram entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 a 60 quilômetros por hora. Entretanto, o instituto aponta baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui