Chesf aumenta vazão da Barragem de Boa Esperança e alerta comunidades ribeirinhas

14/01/2023 10h27


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoChesf aumenta vazão da Barragem de Boa Esperança e alerta comunidades ribeirinhas(Imagem:Divulgação)Chesf aumenta vazão da Barragem de Boa Esperança e alerta comunidades ribeirinhas

A Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, aumentou a vazão de água na manhã deste sábado (14). Com a medida, o nível do Rio Parnaíba deve subir nas cidades de Floriano, Teresina e Luzilândia.

Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o novo patamar será de 600 metros cúbicos por segundo (m³/s), devendo permanecer com este valor até nova reavaliação.

"O procedimento se faz necessário devido à previsão de chuvas para a região e com o objetivo de reduzir a taxa de elevação de armazenamento do citado reservatório, que na data do dia 13 se encontrava com 64% de seu volume útil, abaixo do volume de espera estabelecido para o período, de 68%", explicou.

A Companhia alertou que seja fortemente evitada a ocupação das áreas de inundação pelas comunidades ribeirinhas.

A empresa destacou também que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba.

Tópicos: chuvas, chesf, ribeirinhas