Centros de Testagens disponibilizam autoteste de HIV para população piauiense

16/12/2023 11h53


Fonte Governo do Piauí

Durante este mês, onde são realizadas diversas ações através do Dezembro Vermelho, os Centros de Testagens e Aconselhamento no Piauí disponibilizam o autoteste de HIV para população piauiense.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é uma unidade do sistema público de saúde que oferece testes para detecção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de disponibilizar gratuitamente preservativos e aconselhamento com informação qualificada para a população sobre como se prevenir ou proceder em caso de infecção.

O CTA também trabalha com a disponibilização de autotestes para HIV, ferramenta de triagem que se mostra um reforço importante para identificação de casos e prevenção de novas pessoas infectadas.

Com uma metodologia bastante fácil e prática para o uso, o autoteste de HIV é um insumo de triagem que está disponível para a população. Além de Teresina, sua retirada é feita nos CTAs de Parnaíba, Floriano e Oeiras.

Após o resultado do autoteste, a pessoa saberá se houve ou não reação, sendo então aconselhada a retornar ao CTA para fazer a testagem que confirme o diagnóstico.

“Nós percebemos que muitas pessoas ainda têm dificuldade de chegar a serviços de saúde como a testagem, seja por timidez, falta de acesso entre outras questões, com o autoteste isso muda. A população pode ir até o CTA e solicitar seu autoteste para que ela possa fazer em um ambiente que se sinta mais confortável, como sua casa, e dependendo do resultado desse exame de triagem, a pessoa deverá retornar ao CTA ou unidade básica para então fazer a testagem para diagnóstico positivo ou descarte da infecção”, explica a coordenadora estadual do CTA, Cristiana Rocha.

A ampliação do diagnóstico do HIV promovida pelo uso de autotestes é determinante para uma visão da real situação do estado, permitindo assim medidas mais efetivas para o enfrentamento ao HIV.

“Esse retrato mais fiel da situação epidemiológica do estado em relação ao HIV permite que os órgãos de saúde possam tomar ações mais assertivas em relação a tratamento e prevenção do HIV. Além disso, o diagnóstico mais fácil permite o início do tratamento em um tempo mais oportuno, garantindo mais qualidade de vida para o cidadão e que ele tenha uma vida completamente normal”, reforçou a coordenadora.

Diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o CTA se coloca à disposição da comunidade, reforçando seu compromisso com a saúde, prevenção e promoção dos cuidados com quem busca o serviço.

O CTA está localizado na Rua 24 de Janeiro, 124 - Centro de Teresina. Telefone: 3216-2049.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews