Centro de Zoonoses vacina animais do bairro onde caso suspeito de raiva foi registrado em Teresina

01/10/2021 08h51


Fonte G1 PI

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO Centro de Controle de Zoonoses de Teresina iniciou nesta quinta-feira (30) a vacinação antirrábica de emergência nos animais do bairro onde foi registrado um caso suspeito de rai(Imagem:Reprodução)

O Centro de Controle de Zoonoses de Teresina iniciou nesta quinta-feira (30) a vacinação antirrábica de emergência nos animais do bairro onde foi registrado um caso suspeito de raiva canina. De acordo com o diretor Paulo Marques, o cachorro foi sacrificado e um dos três exames feitos deu positivo para a doença.

“Estamos fazendo uma vacinação de emergência para, o mais cedo possível, dar proteção contra a raiva a estes animais. Se nós não tivermos casos de raiva nos cães e gatos, nós não teremos nas pessoas. É uma doença que preocupa as autoridades sanitárias do mundo todo, porque ela tem 100% de mortalidade. Então, essa vacina que está sendo aplicada nesses animais é a vacina normal, é a vacina contra a raiva que temos e que utilizamos em todas as campanhas", explicou o diretor do Centro.

Paulo Marques aguarda o resultado de mais dois exames para confirmar a doença. Um deles foi encaminhado para São Paulo e o outro feito em Teresina deve sair o resultado em 21 dias.

"Precisamos dos três testes positivos para confirmar a doença. Mesmo sem o resultado definitivo, começamos o bloqueio da área no raio de 5 km, com a investigação dos animais de rua e domésticos da região onde o cachorro morava. Vamos acompanhar o comportamento deles durante 10 dias", informou.

O cachorro com suspeita de raiva morava na rua e era alimentado por uma moradora no bairro Aroeiras, Zona Leste de Teresina. Ela foi mordida pelo animal, que apresentou comportamento agressivo. A mulher está em tratamento e cuidado dos médicos do Hospital da Primavera, que é referência nesses casos.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: vacina, animais, raiva