Central de Transplantes do Piauí faz campanha para doação de órgãos

26/09/2017 13h36


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarCentral de Transplantes do Piauí faz campanha para doação de órgãos.(Imagem:Cidadeverde.com)

A doação de órgãos vem gradativamente crescendo no Piauí. Somente do primeiro semestre deste ano, mais de 100 pacientes foram transplantados e tiveram uma nova chance. Para continuar a salvar vidas, a Central de Transplantes do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realiza a XVI Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

“O objetivo da nossa campanha é chamar atenção da sociedade sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos, para trazer esperança a quem está na fila de espera. Também vamos aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as famílias que autorizaram as doações, e deram uma nova chance a outras pessoas e a toda a equipe envolvida no processo de doação e transplante”,
disse a coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras.

Embora tenha sido observado um aumento no número de doações, a espera por um órgão e por tecido ainda é bastante expressiva.

"O ato de doação vai salvar muitas vidas, contemplar pessoas que estão na lista de espera ansiosamente esperando por um órgão. Quem espera por um coração e um fígado, por exemplo, não tem outra possibilidade de tratamento. Apenas a família pode autorizar a doação. Nenhum documento tem validade legal. Quando a pessoa se manifesta a família vai atender o último pedido. Por isso é importante falar para a família do seu desejo de ser um doador", declarou Lourdes Veras.

Em todo o país, a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos é comemorada na última semana de setembro, por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais da Saúde. No Piauí, a campanha é chamada de “Setembro Verde” e conta com uma programação extensa de atividades em diversos hospitais, torneio de vôlei e gamão, passeio ciclístico e uma missa no dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos.