CEM inaugura alojamentos e transfere adolescentes condenados por estupro coletivo no Piauí

29/08/2017 13h50


Fonte G1 PI

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Novos alojamentos do CEM contam com camas para três educandos (Foto: )(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Novos alojamentos do CEM contam com camas para três educandos.

O Centro Educacional Masculino (CEM) vai receber nesta semana três adolescentes que aguardavam vagas para cumprir pena por estupro coletivo e homicídio. Eles foram condenados por crimes cometidos em Castelo do Piauí e em Uruçuí, em 2015 e 2016, onde duas pessoas morreram e cinco garotas foram estupradas. Com os novos alojamentos inaugurados nesta terça-feira (29), o CEM passará a ter 114 vagas.

O secretário de assistência social e cidadania, José Santana, afirmou que o CEM possui atualmente 137 internos. Antes, havia capacidade para apenas 68 internos. Mesmo assim, apesar do aumento, ainda há um déficit de 23 vagas. Além disso, há adolescentes do Centro de Internação Provisória (Ceip) que devem ser enviados ao CEM.
Imagem: Gilcilene Araújo/G1 Centro Educacional Masculino ganha novos alojamentos. (Imagem: Gilcilene Araújo/G1) Centro Educacional Masculino ganha novos alojamentos.

"O problema da superlotação ainda deve perdurar, mas os novos espaços trarão mais conforto para os internos com colchões novos e melhores instalções. Hoje já se inicia o processo de remoção de uma das alas para os novos alojamentos",
declarou o secretário.Ele explicou ainda que a transferência acontecerá em forma de rodízio até o fim do ano, de forma que todo o CEM seja reformado.
Imagem: Gilcilene Araújo/G1 Secretário da Sasc diz que novas instalações irão trazer mais conforto para educandos.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1) Secretário da Sasc diz que novas instalações irão trazer mais conforto para educandos.

Entre os jovens transferidos estão dois adolescentes condenados por um estupro coletivo contra uma jovem grávida e pelo homicídio do seu namorado na cidade de Uruçuí, no Sul do estado, em maio deste ano.

O outro adolescente foi condenado por estupros coletivos contra quatro adolescentes, pelo homicídio de uma garota e por três tentativas de homicídio em Castelo do Piauí, Norte do Estado, em maio de 2015. Eles precisarão se manter em alojamentos isolados, devido ao risco de ameaças e morte.

O coordenador do Centro, capitão Luciano Teles, afirmou ainda que será feito um mutirão em parceria com a OAB e com o MP para tentar reduzir a superlotação. "Há muitos adolescentes que acreditamos que já deveriam estar em liberdade. Até o fim do ano, queremos implantar essa ação", afirmou.

Motim, fugas e denúncia de tortura

O secretário José Santana comentou ainda sobre as fugas recentes no local, uma tentativa de motim e uma denúncia de tortura. Segundo ele, as novas instalações oferecerão mais segurança. Ele declarou que o governador Wellington Dias autorizou, por meio de aditivo, a contratação de terceirizados para atuar como socioeducadores no CEM. Atualmente, há nove profissionais por plantão.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook