Casos suspeitos de coronavírus sobem para 43 no Piauí; outros 19 foram descartados, diz Sesapi

18/03/2020 15h38


Fonte G1 PI

Imagem: Laura Moura/G1Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)(Imagem:Laura Moura/G1)Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta quarta-feira (18) que subiu, de 34 para 43, o número de casos suspeitos de coronavírus. Não há nenhum caso confirmado no estado. O número de casos descartados também cresceu, de 9 para 19. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Piauí).

O primeiro caso suspeito de coronavírus foi informado pela Sesapi no dia 27 de fevereiro. Até o momento, no estado já foram notificados 62 casos, sendo que 19 já foram descartados.

Até esta terça-feira (17), o número de casos descartados era 9. O dado permaneceu cinco dias sem alteração, enquanto o número de suspeitos aumentava. A Sesapi afirmou que a demora aconteceu por atraso na entrega do resultado da contraprova, realizada pelo Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo.

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:
Imagem: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença.(Imagem:Infografia/G1)Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença.

Tópicos: casos, estado, descartados