Casos de dengue têm aumento de quase 50% em relação a 2020 no Piauí

04/11/2021 14h31


Fonte G1 PI

Imagem: Rodrigo SargaçoMosquito Aedes Agypt transmite a dengue(Imagem:Rodrigo Sargaço)Mosquito Aedes Agypt transmite a dengue

O Piauí já registrou 2.654 casos de dengue em 2021. O número é 44% maior que os casos registrados no mesmo período do ano passado, que contabilizou 1.773. Em pelo menos 105 dos 224 municípios piauienses já tiveram casos e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) alertou para que a população não relaxe nos cuidados.

Os municípios com maior incidência de casos são: Altos, Bom Jesus, Cristino Castro, Dom Expedito Lopes, Floriano, Geminiano, Ilha Grande, Ipiranga do Piauí, Luís Correia, Novo Oriente, Oeiras, Parnaíba, Pedro II, Picos, Piripiri, Santa Luz, Sussuapara e Teresina.

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, pediu para que as que deem o destino correto para o lixo, eliminando os criadouros do mosquito transmissor.

“O período das chuvas está se aproximando, principalmente no sul do Piauí o que torna o momento muito preocupante para o aumento de casos da doença no Piauí. É preciso redobrar os cuidados”, afirma Amélia.

Como evitar a dengue

A recomendação para prevenir a dengue é eliminar os criadouros do mosquito:
  • Evite o acúmulo de água parada;
  • Limpe sempre as caixas d’água e mantenha-as fechadas;
  • Troque a água de vasos de plantas aquáticas;
  • Seque os pratinhos dos vasos de plantas;
  • Limpe os ralos;
  • Trate a piscina com cloro e
  • Nunca descarte lixo de maneira inadequada.
O que é a dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que provoca febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, prostração, manchas vermelhas na pele, náusea e vômito.

A doença pode desencadear complicações e até a morte. A recomendação para o doente é repouso e hidratação para que seu quadro se estabilize.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: casos, dengue, piau?