Casos de dengue aumentam 220% no Piauí; 1.074 registros da doença este ano

18/03/2022 12h47


Fonte G1 PI


No Piauí, os casos de dengue aumentaram 221,6% em relação ao mesmo período de 2021, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. Em 2022 foram registrados 1.074 casos da doença em 67 cidades, enquanto em 2021, foram 334 notificações em 41 municípios.

Os cinco municípios piauienses com maior incidência de casos são: Curimatá, São Pedro do Piauí, Antônio Almeida, Avelino Lopes e Curralinhos. Uma morte por dengue foi confirmada este ano.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, destacou que o aumento de casos chama a atenção e reforça a importância de medidas preventivas. Segundo ele, a população não deve negligenciar as medidas de prevenção contra a dengue.

O supervisor de Entomologia da Secretaria de Estado da Saúde, Ocimar Alencar, reforçou a participação da população para que o quadro se reverta e o estado diminua o número de casos.

"Temos um aumento dos casos a cada semana, que nos acende um alerta. Nossas equipes estão mantendo contato com os municípios e verificando estratégias de enfrentamento. Ao mesmo passo, pedimos para a população mantenha seu papel de cuidar do seu ambiente domiciliar, evitando locais propícios para o desenvolvimento do vetor"
, comentou.

De acordo com o supervisor, a maior parte dos criadouros detectados nas cidades está em ambientes domiciliares, o que reforça a necessidade de cuidados mais intensos por parte da população.

O boletim também traz os dados sobre a febre chikungunya, com aumento de 662,5% de novos casos em relação ao mesmo período de 2021. São Pedro do Piauí, Oeiras, São Julião, Curralinhos e Porto Alegre do Piauí são os municípios com maior incidência de casos. O estado ainda não registrou óbitos pela doença desde 2018, quando seis pessoas morreram.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, dengue, aumento