Casos de crianças com pneumonia atendidas no HUT aumentaram 142% em março

05/04/2017 07h35


Fonte G1 PI

No mês de março houve um aumento de 142% de crianças com pneumonia, em relação a fevereiro, atendidas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Foram atendidas 50 pessoas com pneumonia, das quais 17 eram crianças de 0 a 10 anos. Segundo o pediatra do HUT, Antonio Lopes, é comum acontecer esse aumento após o grande número de infecções virais por conta, principalmente, do período de chuvas.

“Após esse período de muitos casos de infecção viral, estão começando a chegar aos hospitais as complicações dessas infecções, que são as pneumonias. O alerta é para os pais e responsáveis: crianças que estão se recuperando de uma gripe e que comecem a ter febre e cansaço devem ser levadas imediatamente a um hospital, por que muitas dessas pneumonias estão evoluindo para complicações”,
alertou Dr. Lopes.

O pediatra Carlos Flávio Bonfim afirmou que aquelas crianças que já tem histórico de doenças relacionadas a vias respiratórias, bem como os pequenos portadores de cormobidades (doenças que facilitam o aparecimento de outras enfermidades como asma, sinusite, otite média, respiração buca) devem ter uma atenção especial.

“Tem uma série de pacientes que têm uma tendência de adquirir essas doenças e, depois de enfermas, a agravar o caso. Para essas crianças, existe um protocolo de vacinação de pode ajudar a evitar casos mais graves e ainda os cuidados têm que ser tomados com cada caso”
.

Para as crianças em geral, a dica é manter uma alimentação balanceada, ambientes livres de poeira, ingerir muito líquido (água, sucos etc), lavar as mãos, evitar uso de produtos de limpeza com o cheiro forte porque podem desencadear alergias.

“É seguir todas as dicas e caso o filho fique doente, não enviar a criança para o colégio. Porque se o fizer, o filho não vai se curar e ainda vai contaminar os outros. Além disso, em caso de sintomas como garanta inflamada, rinite, sinusite, desconforto respiratório, tosse carregada, um médico deve ser procurado. Uma coisa comum que tem que ser evitada é a automedicação. É aceitável apenas usar remédio, sem prescrição do médico, em caso de febre”,
disse o médico Carlos Flávio.

Sobre os casos de crianças com pneumonia, o pediatra do HUT Antônio Lopes informou que as complicações mais comuns são os derrames pleurais, os abcessos pulmonares e outras como a pneumatocele. A regra é tratar o caso o mais cedo possível.

“A complicação mais comum é o derrame pleural, que pode evoluir para uma insuficiência respiratória e necessitar de UTI. Somente um diagnóstico precoce pode evitar tal complicação. Principalmente após uma semana que começarem a cansar e dar febre os pais ou responsáveis devem procurar o serviço de saúde para não deixar que a criança tenha complicações, pois aumenta o tempo de internação e coloca a vida do filho em risco”,
finalizou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: caso, pneumonia, pediatra