Casos de Covid-19 estão em queda pela segunda semana consecutiva no Piauí, diz Sesapi

21/12/2022 08h59


Fonte G1 PI

Imagem: CCOMUnidades de terapia intensiva tiveram um leve crescimento na taxa de ocupação.(Imagem:CCOM)Unidades de terapia intensiva tiveram um leve crescimento na taxa de ocupação.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) informou, nesta terça-feira (20), que os números do Boletim Epidemiológico da 50ª semana, de 11 a 17 de dezembro, apresentaram queda nos casos de Covid-19, pela segunda semana consecutiva. De acordo com o órgão, os óbitos em decorrência da doença apresentaram estabilidade.

Segundo a Sesapi, a variação dos casos nos últimos 14 dias passou de 524% na 48ª semana, para 150% na semana 50ª. Na 49ª semana epidemiológica, o estado havia registrado uma variação de 391%. Nos últimos sete dias a média móvel ficou em 389 casos.

Com relação às mortes por complicações da doença, a variação passou de 100% nos últimos quatorze dias para 8%. A média móvel de óbitos pelo novo coronavírus ficou 02, se mantendo em estabilidade, se comparado à semana 49ª semana.

Quanto às internações pela doença, a Sesapi informou que, durante a 50ª semana, as unidades de terapia intensiva tiveram um leve crescimento na taxa de ocupação, que passou de 24 para 30 pacientes.

Contudo, a situação é considerada estável. Houve diminuição na ocupação dos leitos clínicos, de 84 para 80 internados, e na ocupação dos leitos de estabilização, de cinco para um pessoa internada.

“Esses números mostram que a população vem seguindo as medidas determinadas nos decretos do governo. Precisamos que esses cuidados sejam mantidos para que o vírus não seja mais disseminado”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Índice de Transmissibilidade

O boletim epidemiológico também constatou que houve uma redução no Índice de Transmissibilidade (RT) da doença, em comparação aos últimos sete dias passando de 1,54 para 1,43. A taxa de positividade dos testes RT-PCR caiu de 39% para 36%.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, ressaltou a importância da vacinação para que os números continuem baixando.

“É importante concluir o esquema vacinal para que todos possamos ficar mais tranquilos em relação à doença. Por isso pedimos que todos completem esse ciclo, principalmente aos pais e responsáveis, que levem suas crianças para serem vacinadas”,
afirmou o superintendente.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, semana, sesapi