Casos de Covid-19 aumentam em 37% no PI; Mais de 900 mil não retornaram para tomar dose de reforço

23/11/2022 08h47


Fonte G1 PI

Imagem: Ernesto Carriço/ Nurphoto via Getty ImagesMais de 900 mil não retornaram para tomar dose de reforço no PI.(Imagem:Ernesto Carriço/ Nurphoto via Getty Images)Mais de 900 mil não retornaram para tomar dose de reforço no PI.

A Secretaria estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) registrou aumento de 37% na média móvel de casos de Covid-19 entre os dias 13 e 19 de novembro. Também de acordo com o órgão, 936 mil pessoas no estado não retornaram ao posto para tomar a primeira dose de reforço da vacina contra a doença.

“As vacinas são essenciais para zerar totalmente as mortes pela doença e casos mais graves. Pedimos mais uma vez que a população complete seu esquema de vacinação para ficar completamente protegida. A nova subvariante da Omicron está deixando as autoridades de saúde em alerta”,
afirmou o secretário estadual Néris Júnior.

A Sesapi alerta que as vacinas são a principal proteção para evitar quadros graves da doença. Em Teresina, após quase um mês e meio sem registro de óbitos por Covid-19, foi registrada uma morte no dia 19 de novembro.

As vacinas recomendadas para as doses de reforço são da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, que podem ser utilizadas para pessoas com 18 anos de idade ou mais. Para os adolescentes entre 12 e 17 anos, deve ser utilizada preferencialmente a vacina Pfizer. Caso não esteja disponível, pode ser utilizada a vacina CoronaVac na dose de reforço.

Aumento de transmissão

O Boletim Epidemiológico Covid-19 da 46ª Semana, mostra que a taxa de transmissibilidade aumentou de 0,66 para 0,94. Os números de internados em leitos clínicos por Covid-19 passaram de 20 para 40, nos últimos sete dias.

Nas UTIs houve aumento de 13 leitos ocupados para 16. A ocupação dos leitos de estabilização também teve um leve aumento, passando de 0 para 02 internados.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: aumento, vacinas, covid