Caso Janaína 1 mês: processo está na 1ª Vara do Tribunal do Júri; exames ainda são aguardados

28/02/2023 08h48


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoJanaína Bezerra foi morta dentro da UFPI.(Imagem:Reprodução)Janaína Bezerra foi morta dentro da UFPI.

O estupro e assassinato da estudante de jornalismo, Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos, completa um mês nesta terça-feira (28). A jovem foi morta dentro de uma sala de estudo do curso de matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na madrugada do dia 28 de janeiro, durante uma calourada.

O processo foi distribuído semana passada e correrá na 1ª Vara do Tribunal do Júri. O mestrando Thiago Mayson Barbosa, de 28 anos, está preso desde o flagrante, na Cadeia Pública de Altos. A Justiça converteu a prisão em flagrante para preventiva durante audiência de custódia ocorrida um dia após o crime, no dia 29 de janeiro.
Imagem: Reprodução/Rede SocialThiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI.(Imagem:Reprodução/Rede Social)Thiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI.

Com a prisão do suspeito, o inquérito foi concluído em nove dias e a denúncia foi feita pelo Ministério Público no dia 14 de fevereiro.

Alguns laudos ainda são aguardados para serem juntados ao processo, como o resultado do exame toxicológico da vítima e do suspeito, e outro que foi pedido pelo promotor João Benigno Filho, que é de análise de material genético do Thiago. Não há previsão para os resultados saírem.

O g1 apurou que a sala de aula onde ocorreu o estupro e assassinato de Janaína Bezerra está fechada há um mês. A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Matemática informou que outra sala foi disponibilizada aos estudantes de mestrado e doutorado.

Próximos passos


Com a distribuição para a 1 ª Vara do Júri, o juiz deve citar o acusado, que terá prazo de 15 dias para apresentar sua defesa. Depois essa tese é analisada pelo Ministério Público que pode contestar ou não.

A partir daí é marcada a audiência de instrução, na qual são ouvidas testemunhas e o próprio acusado. É nesta audiência que o juiz decide se o caso vai para o Tribunal do Júri ou não.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: n?o, audi?ncia, j?ri