Casa de Custódia recebe 60% das visitas nesta terça-feira; diz sindicato

19/09/2017 08h26


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina Costa/G1Clique para ampliarDesembargador Edvaldo Moura promove nova reunião para conciliação nesta terça.(Imagem:Catarina Costa/G1)Desembargador Edvaldo Moura promove nova reunião para conciliação nesta terça.

A audiência de conciliação entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) e a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) nesta segunda-feira (18) acabou com a marcação de um novo encontro entre as partes nesta terça-feira (19) para tratar das reivindicações da categoria. Na reunião desta segunda ficou determinado o respeito à decisão do desembargador Edvaldo Moura sobre o acesso de visitas e advogados.

Jefferson Dias, diretor sindical do Sinpoljuspi, explicou que a reunião desta segunda foi para garantir o cumprimento da decisão do desembargador Edvaldo Moura sobre acesso de visitantes e advogados. “Terminou com o pedido para o cumprimento da determinação que estabelece o acesso de 60% das visitas e dos advogados. Ele exigiu que o governo levasse amanhã a proposta do salário”, disse o diretor a respeito da nova reunião, nesta terça-feira.

Na reunião desta segunda a discussão foi concentrada no cumprimento da decisão do próprio desembargador. “Não houve decretação da ilegalidade da greve. A greve não é ilegal”, comentou o sindicalista. Após a reunião a categoria deliberou que nesta terça-feira, até meio dia será permitido o acesso de visitantes e advogados, conforme a decisão do desembargador Edvaldo Moura.

“Depois de meio dia vamos ter a reunião com o governo e continua tudo parado. O atendimento vai até meio dia e vamos para reunião para tratar de salários e melhorias”,
declarou. Na nova audiência com o desembargador Edvaldo Moura, nesta terça-feira, serão apresentadas propostas salariais do governo e também dos sindicalistas. A Sejus confirmou que há um processo de conciliação em curso e a realização de uma nova audiência nesta terça-feira.

Entenda o caso

Os agentes penitenciários estão de greve desde a última segunda-feira (11) após descumprimento de acordo coletivo firmado no Tribunal de Justiça. A categoria reclama de sobrecarga de trabalho, já que o sistema prisional conta atualmente com 4.600 presos. Durante a semana o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou que pelo menos 60% dos agentes retornassem ao trabalho.

Em uma semana com o impasse a Central de Flagrantes da capital chegou a registrar 67 presos e o governo inaugurou uma penitenciária de forma emergencial, posteriormente desativada.