Carteira de passe livre para pessoas com HIV/Aids começa a ser emitida em janeiro no Piauí

02/01/2026 09h32


Fonte ClubeNews

Imagem: DivulgaçãoA emissão digital faz parte do processo de modernização dos serviços públicos.(Imagem:Divulgação)A emissão digital faz parte do processo de modernização dos serviços públicos.

Pessoas que vivem com HIV/Aids no Piauí passarão a ter direito ao transporte intermunicipal gratuito a partir de 2026. A emissão da Carteira do Passe Livre começa no dia 23 de janeiro, por meio da plataforma Gov.pi Cidadão.

A medida garante gratuidade em ônibus intermunicipais e, quando disponíveis, em metrôs e trens. Na terça-feira (23), foi feita a entrega simbólica da primeira carteira. A beneficiada foi Lismara Castro, moradora de Esperantina, que vive com HIV/Aids há 26 anos.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, a iniciativa facilita o acesso ao tratamento. “As pessoas poderão se deslocar dentro do estado sem o custo do transporte, garantindo acompanhamento médico e acesso à medicação”, afirmou.

Para ter acesso ao passe livre, será necessário apresentar laudo médico que comprove o diagnóstico, documento oficial de identificação e comprovante de residência no Piauí.

O cadastro deverá ser renovado anualmente. A carteirinha será disponibilizada de forma digital no aplicativo Gov.pi.

Conforme a presidente da Etipi, Elen Gera, a emissão digital faz parte do processo de modernização dos serviços públicos no estado.

Tópicos: pessoas, cadastro, acesso