Carretinha da Saúde leva atendimento especializado para quase 10 mil crianças em 2023

02/01/2024 11h45


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA iniciativa é uma ação promovida pela Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) dentro do Programa Pacto Pelas Crianças.(Imagem:Divulgação)A iniciativa é uma ação promovida pela Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) dentro do Programa Pacto Pelas Crianças.

Em pouco mais de cinco meses de atividade, as Carretinhas da Saúde levaram atendimento em diversas especialidades médicas para um total de 9.608 crianças piauienses de 0 a 6 anos de idade. A iniciativa é uma ação promovida pela Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) dentro do Programa Pacto Pelas Crianças.

Até o momento, as duas Carretinhas da Saúde já atenderam a população de 20 cidades piauiense, por meio da demanda pactuada junto às secretarias municipais de Saúde. As duas unidades móveis atenderam às crianças de Luís Correia, Cajueiro da Praia, Bom Jesus, Currais, Santa Luz, Monte Alegre, Parnaíba, Ilha Grande, Gilbués, Barreiras, São Gonçalo, Santa Filomena, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Corrente, Caxingó, Murici dos Portelas, Caraúbas, Cocal e Cocal dos Alves.

Ao todo foram 3.049 atendimentos na área de fonoaudiologia, 3.141 atendimentos odontológicos e 3.418 atendimentos oftalmológicos. Mais de 550 óculos de pacientes da carretinha já foram entregues.

“Minha filha foi atendida por fonoaudióloga, dentista e oftalmologista. Foi bem prático e não detectamos nenhum problema. Aconselho a todos trazerem seus filhos para fazer esses exames, pois é superimportante”, destaca Jefferson Pereira, que levou a pequena Manuela Martins, de dois anos, para as consultas.

Além dos atendimentos especializados, a presença da Carretinha da Saúde também reforça a parceria com os municípios para melhorar os índices de imunização das crianças piauienses, levando vacinas para que os pais possam atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos.

“É um serviço que tem se mostrado bastante eficaz, dada a adesão da população. Ficamos felizes com os resultados alcançados esse ano, mas o objetivo é ampliar ainda mais o número de atendimentos em 2024”, afirma Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

O Pacto Pelas Crianças tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, bem como com representantes da sociedade civil organizada.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews