Carnaval: Sesapi inicia campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

13/02/2023 15h45


Fonte cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoSesapi inicia campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis(Imagem:Divulgação)Sesapi inicia campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis

O Piauí registrou 3.812 novos casos de HIV/Aids em adultos entre os anos de 2018 e 2022. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Só no ano passado, foram 533 novos casos diagnosticados. Ao todo, de 1980 até 2022, o estado do Piauí já registrou 8.736 casos de Aids. Com a chegada do Carnaval, a Sesapi inicia a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O lançamento da campanha deste ano será, nesta terça-feira (14), no pátio da Sesapi, com a presença do rei e rainha do Carnaval de Teresina, com distribuição de preservativos e apresentação musical.

Karinna Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi, destaca que as ações de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis devem ser algo presente na rotina de todas as pessoas, no entanto, o Carnaval se mostra como um período oportuno para a intensificação do trabalho de prevenção e conscientização da população.

“A orientação principal é a disponibilização para a população dos meios de prevenção como os preservativos ou a profilaxia após o relacionamento sem proteção, além dos serviços de testagem, acompanhamento e a difusão de informação e orientações. É essencial garantir que todos tenham o acesso aos serviços em todas as etapas e assim tenham a garantia dos serviços adequados e de qualidade”, explica a coordenadora.

Ainda aproveitando a temática de prevenção, a Sesapi participará de ações voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito, importunação sexual e prevenção da gravidez na adolescência.

Outros dados

O informe epidemiológico aponta ainda que de 2018 até o ano de 2022, a faixa etária com a maior proporção de casos de Aids é a de 35 a 49 anos de idade, com 32,5% dos casos. No mesmo período, o sexo masculino foi o mais acometido pela infecção com um percentual de 74% dos casos. Teresina, Floriano, Picos, Piripiri e Campo Maior são os cinco municípios piauienses com maior número de notificações de casos de Aids no período de 2018 a 2022.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: casos, carnaval, preven??o