Candidatos desrespeitam normas de combate à Covid-19 e geram aglomerações em campanhas

13/10/2020 14h24


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeAglomeração durante evento político em Água Branca.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Aglomeração durante evento político em Água Branca.

Candidatos à prefeitura de pelo menos três municípios piauienses promoveram aglomerações durante atos de campanha entre sexta (9) e domingo (11). Os registros dos eventos foram publicados em redes sociais dos próprios postulantes e de apoiadores.

Procurados pela TV Clube, os candidatos Júnior Ribeiro e Zito Ribeiro, de Água Branca, e Fernanda Marques, de Luzilândia, não retornaram o contato. Já os candidatos Joquebede e Manoel Júnior informaram por meio de nota que reuniões foram marcadas com todos os candidatos para chegarem a um consenso. Leia a íntegra no fim da reportagem.

Foram realizados grandes comícios, carreatas, caminhadas e inaugurações de comitês. Enquanto isso, o Piauí já ultrapassou os 100 mil casos de infectados pelo novo coronavírus e, no domingo (11), era o único estado do país com a média móvel de mortes pela doença em alta.

Nos eventos registrados nesses dias, candidatos e apoiadores das cidades de Luzilândia, Cristino Castro e Água Branca não respeitaram o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre si e ignoraram o uso de máscaras, necessário para evitar a disseminação da Covid-19.

Aglomerações durante atos de campanha
Em Luzilândia, no Norte do Piauí, pessoas foram flagradas de mãos dadas e sem respeitar o distanciamento social durante uma caminhada em prol de Fernanda Marques (PTB), candidata à prefeita da cidade. Na cidade, já são mais de 1.500 casos confirmados da Covid-19 e aproximadamente 30 mortes.

Já em Água Branca, uma carreata do candidato a prefeito Zito (Republicanos) reuniu muitas pessoas sem máscaras e sem respeitar o distanciamento social. Em um ato do candidato adversário, Júnior Ribeiro (PSD) também foram registradas aglomerações. A cidade já contabiliza 1 mil casos da doença e 42 mortes.
Imagem: Reprodução/TV ClubeAglomeração durante evento político em Cristino Castro.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Aglomeração durante evento político em Cristino Castro.

Na cidade de Cristino Castro, a 443 km de Teresina, dois dos três candidatos a prefeito testaram positivo para a Covid-19. Depois de um acordo entre as coligações, as campanhas foram suspensas por 20 dias.

A candidata professora Joquebede (PTB) recebeu alta no domingo (11) e o candidato Manoel Júnior (PSB) continua internado. Vídeos gravados durante a campanha registraram os candidatos circulando sem o uso de máscaras durante os eventos.

Indignação dos eleitores
As aglomerações provocadas pelos candidatos a prefeitos provocou indignação de alguns dos eleitores. “Está muito errado, pois em época de eleição os candidatos não estão obedecendo as regras e qualquer reunião de candidato é lotada e ninguém se previne”, lamentou Pedro Barroso.

Para o policial militar Rodolfo André, que vai votar nas eleições deste ano, esse tipo de atitude indica o comportamento que os candidatos vão ter se forem eleitos. “Deveriam ser os primeiros a dar exemplo e evitar esse tipo de atitude de promover aglomerações em comícios e tocarem nas mãos das pessoas”, disse.

Protocolos durante as eleições
Em Agosto deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciaram que as eleições devem seguir um protocolo específico de enfrentamento à pandemia.
  • Os candidatos não podem fazer panfletagem;
  • Devem evitar aglomerações em comícios e caminhadas;
  • O distanciamento mínimo entre as pessoas deve ser de 1,5 metro;
  • De acordo com o infectologista Carlos Henrique Nery, os candidatos a chefes do executivo municipal deveriam dar um bom exemplo nesse momento de pandemia.
“É um verdadeiro deboche pela vida dos outros. Isso, promovido por quem pretende ser um representante do povo e que deveria estar lá para preservar e proteger as pessoas. O risco de transmissão é imenso para quem está lá”, afirmou.

Leia as notas dos candidatos na íntegra:

Joquebede (PTB)

As convenções são marcantes no município de Cristino Castro, nesse sentido todos os candidatos as realizaram de forma presencial, apesar de recomendar-se uso de máscaras e distanciamento social, essa cultura de eventos festivos prevaleceu e tivemos muitas pessoas nos locais.

No entanto, o que inaugurou os eventos presenciais foi realizado antes do período eleitoral. Evento de reinauguração da prefeitura Municipal, tal evento reuniu muitas pessoas, sendo impossível o controle das medidas sanitárias.

Diante das situações que vivenciamos nos últimos dias com o aumento do contágio pelo Sars Cov 2, concordamos em paralisar os eventos presenciais. Dentre as pessoas, eu também fui infectada, mas graças a Deus estou me recuperando com auxílio de medicamentos, não estou internada. Precisei de atendimento médico no início, mas estou me recuperando bem.

Creio que a suspensão por 20 dias de atos de campanha que gerem aglomeração propiciará um ambiente mais seguro para todos e apostamos numa diminuição dos casos.

Creio que os protocolos de prevenção acordado por todos devem ser obedecidos. Tivemos um aumento de casos e mortes em nosso município, o que deixa a população assustada e nós estamos preocupados com essa emergência e não podemos nos omitir.


Manoel Júnior (PSB)

Em nota, a assessoria jurídica do candidato Manoel Júnior afirma que durante as ações da campanha houve aglomerações, apesar do constante apoio esclarecedor da vigilância sanitária em âmbito municipal.

Dessa forma, diante do grande aumento dos casos, inclusive com óbito, o secretário municipal de saúde teve a iniciativa de marcar uma reunião com os representantes das outras coligações para chegarem a um consenso quanto à suspensão, por um período de 20dias, das campanhas eleitorais de qualquer ato que envolva aglomerações.

Nesta oportunidade, chegou-se a um consenso de suspender as atividade de campanha ( carreatas, passeatas, comícios e qualquer outros eventos que envolvam aglomerações ).

Sendo permitido somente as visitas de casa em casa e funcionamentos dos comitês Desde que seja obedecido as normas de vigilância sanitária: uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social .

Foi encaminhado também um ofício para o Ministério Público para que confeccione um TAC (Termo de ajuste de Conduta) com aplicação de multa pelo descumprimento e também outro ofício para o Prefeito que expedisse um decreto regulamentando a situação acordada acima. 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui