Candidatos ao governo do PI se confrontam em debate na TV Clube/TV Globo

28/09/2022 08h37


Fonte G1 PI

Os candidatos ao governo do Piauí Coronel Diego Melo (PL), Gessy Lima (PSC), Gustavo Henrique (Patriota), Madalena Nunes (PSOL), Rafael Fonteles (PT) e Silvio Mendes (União Brasil) participaram, nesta terça-feira (27), do debate da TV Clube para o primeiro turno das eleições gerais. A escolha dos candidatos foi baseada na Lei 9.504/97, que determina a participação em debates dos partidos que possuem pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional.

O debate teve quatro blocos com temas livres e determinados e candidato perguntando a candidato.

Os candidatos responderam perguntas sobre impostos, segurança, política para mulheres, combate à corrupção, relação com o governo federal, déficit fiscal, desenvolvimento regional, violência contra mulheres e igualdade racial. Temas relacionados à assistência social também foram discutidos.

Os tempos de participação dos candidatos foram os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado: 30 segundos para fazer a pergunta; 1:30 (um minuto e 30 segundos) para resposta; um minuto para réplica e um minuto para tréplica.

Avaliação dos candidatos
Imagem: Lícia Dutra/TV ClubeDebate para o governo do PI na TV Clube.(Imagem:Lícia Dutra/TV Clube)Debate para o governo do PI na TV Clube.

Ao final do debate, os candidatos concederam entrevistas e fizeram suas avaliações sobre o todo o debate. Veja o que cada declarou:

Coronel Diego (PL)

"Sempre é importante debater o Piauí. E nós temos que sair das pesquisas. Essa eleição está sendo conduzida, manipulada, pelas pesquisas e o importante são esses debates. As ideias, os compromissos, quem são os candidatos, o que eles pensam. Hoje a gente navegou aí por várias áreas necessárias do Piauí. Segurança, saúde, educação, infraestrutura, área do turismo, comércio, geração de emprego e renda, impostos, taxas e burocracia. Espero que o povo do Piauí compreenda a importância dessa eleição de afastar esse desgoverno de 20 anos do PT, que massacra o povo do Piauí, que levou esse estado a miséria, hoje com dois milhões de piauienses que estão sobrevivendo graças ao Auxílio Brasil do presidente Bolsonaro, sem emprego, sem oportunidade, chega de PT, fora PT, PT nunca mais, vamos libertar o Piauí. 22 lá com o presidente Bolsonaro e aqui comigo".

Gessy Lima (PSC)

"Tirando o candidato, que de forma desrespeitosa se reportou a mim para descredibilizar a minha imagem como mulher, de empreendedora, de alguém que está lutando bravamente pelo direito de ser candidata. A gente sabe que o estado do Piauí tem muitos problemas para serem resolvidos, principalmente o que se diz respeito a economia, enquanto o candidato ataca covardemente uma mulher", declarou.

Gustavo Henrique (Patriota)

"Primeiro, eu quero agradecer a todos que me receberam onde eu pude ir, de forma pessoal, em todos os cantos do Piauí. Aqueles que me receberam também pelas mídias sociais e compreendem a necessidade de um plano de governo que despolitize algumas áreas. Mas, o resumo do debate foi salutável. Eu acho que foi elucidativo e esclarecedor. Para ser governador do Piauí, em primeiro lugar, tem que ter equilíbrio, sensatez e falar a verdade. Olhar nos olhos de quem é de direito, como o povo do Piauí, e dizer o que se sente de verdade e se posicionar com um plano de governo como o nosso, que está registrado em cartório e com termo de renúncia assinado em caso de descumprimento e, mais uma vez, fizemos um desafio para todos e tivemos como resposta a cantiga do grilo: o nada. Muito obrigado".

Madalena Nunes (PSOL)

"Achamos o debate importante, lamentamos que nem todos estivessem aqui, lamentamos não ter tido as considerações finais, porque é quando podemos pedir voto, dizer que temos outras candidaturas, para as pessoas conhecerem nosso programa. O debate é um espaço democrático. Defendemos inclusive que não aconteça apenas no período eleitoral, mas devem acontecer entre os partidos em vários momentos. Essa representação tem que ser direta, não apenas na urna. Movimentos sociais, organizações das mulheres, das pessoas negras, ao longo do governo participar desses debates. É com esse intuito que achamos que todos os anos deveria ter esse debate para as pessoas conhecerem os parlamentares que estão votando contra a classe trabalhadora e agora se apresentam como se fossem resolver nossos problemas e não é verdade".

Rafael Fonteles (PT)

"Agradecer a TV Clube pela oportunidade de conversar com o povo do Piauí e o nosso foco foi apresentar propostas concretas para resolver os problemas que a população aponta em geração de emprego e renda, segurança, educação, para a juventude, para a igualdade racial, então acredito que foi uma excelente oportunidade para que o povo nos conheça melhor, as nossas ideias e possa fazer a sua avaliação e tome a sua decisão no domingo 2 de outubro na festa da democracia".

Silvio Mendes (União Brasil)

"Qualquer debate em uma campanha eleitoral é bom que aconteça porque leva informação à população para escolher aquele para cuidar do que é seu. Os embates fazem parte do jogo democrático, [há] gente quer mostrar o que não é, fazer o que não fez quando teve oportunidade, como o candidato do estado. Isso é do jogo democrático, precisamos ter essa compreensão. Não podemos perder a esperança. O Piauí precisa cumprir seu caminho e seu destino. E o caminho não é questão de sorte, é questão de escolha".

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: governo, candidatos, debates