Caminhões da Mamografia já realizaram quase 71 mil exames

16/01/2024 10h47


Fonte Governo do Piauí

Os caminhões da mamografia já retomaram as atividades no ano de 2024. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza exames de mamografia de forma gratuita em mulheres piauienses através de veículos adaptados. Até o momento, 70.987 exames já foram realizados em 184 municípios. O serviço vem sendo executado pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) desde junho de 2023.

Nesta segunda-feira (15) e na terça-feira (16), seguindo com o atendimento à população piauiense e em uma parceria entre Sesapi e Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), uma das unidades móveis está presente na SAF com a previsão da realização de 120 exames em mulheres que trabalham na área da agricultura familiar. No mês de janeiro, o serviço já atendeu a população de Buriti dos Montes, onde permaneceu 05 dias para realizar atendimentos, além de Caxingó e Caraúbas.
Imagem: DivulgaçãoAté o momento, 70.987 exames já foram realizados em 184 municípios.(Imagem:Divulgação)Até o momento, 70.987 exames já foram realizados em 184 municípios.

De acordo com o cronograma, ainda no mês de janeiro, o serviço deve continuar ou chegar até os seguintes municípios:

Castelo do Piauí: 08/01 - 11 dias de atendimento;
Juazeiro do Piauí: 20/01 - 03 dias de atendimento;
Sigefredo Pacheco: 24/01 - 06 dias de atendimento;
Jatobá do Piauí: 31/01 - 03 dias de atendimento;

Para ter acesso ao serviço do Caminhão da Mamografia, as pacientes devem procurar a atenção básica do seu município, onde é feito o agendamento do atendimento. Após isso, elas são encaminhadas para a realização do exame.

O Superintendente da Rede de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destacou a importância que o serviço tem na vida das piauienses de todo o estado.

“Queremos continuar com esse serviço que tanto beneficiou as mulheres piauienses em 2023. Levar o acesso a esse exame para todos os municípios do Piauí ajuda a ter um diagnóstico precoce do câncer de mama, auxiliando as mulheres a procurarem um serviço de saúde mais rapidamente, se necessário, fator de suma importância no enfrentamento ao câncer de mama”, destaca o superintendente.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: atendimento, exames, sesapi