Caminhão da Mamografia realizou mais de 66 mil exames em 7 meses de atuação

28/12/2023 10h05


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA iniciativa, conduzida pela Sesapi, visa beneficiar áreas com vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas.(Imagem:Divulgação)A iniciativa, conduzida pela Sesapi, visa beneficiar áreas com vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas.

No Piauí, a luta contra o câncer de mama ganhou um forte aliado em maio dete ano, quando seis caminhões da mamografia, adaptados para a realização de exames, começaram a percorrer os 224 municípios do estado. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), visa beneficiar áreas com vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas, fortalecendo a atenção básica voltada para a população feminina.

Em um período de sete meses, os caminhões da mamografia realizaram mais de 66 mil exames em 187 municípios, o que demonstra a eficiência do projeto em atender a demanda da população feminina piauiense. Os veículos têm capacidade diária para realizar 80 mamografias cada, totalizando 480 exames diários.

Descentralização e rapidez no atendimento

A estratégia de utilizar seis veículos permite o atendimento simultâneo em diferentes regiões de saúde do Piauí, garantindo uma resposta ágil e eficaz à população. A descentralização dos serviços contribui para a redução de vazios assistenciais e fortalece a prevenção do câncer de mama.

"Esses exames são essenciais para ajudar na prevenção ao câncer de mama", enfatizou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, ressaltando a importância do projeto na detecção precoce e no combate efetivo à doença.

Para ter acesso aos serviços dos caminhões da mamografia, as mulheres com idade entre 40 e 69 anos devem procurar a atenção básica de seu município, para serem encaminhadas e realizar o exame. Os resultados são disponibilizados às secretarias municipais, onde os médicos realizam os encaminhamentos necessários para cada paciente atendido.

Aos 48 anos, Ana Lúcia Rodrigues compartilha que, seguindo a recomendação de sua médica devido à sua idade, optou por utilizar o Caminhão da Mamografia para realizar o exame. "Realizei a mamografia pela primeira vez, conforme orientação da médica, como medida preventiva devido à minha idade. O processo foi ágil e descomplicado, realizado no Caminhão da Mamografia no bairro Memorare, em Teresina. Agora, aguardo ansiosamente pelos resultados. Embora não haja histórico de câncer de mama em minha família, considero importante buscar assistência de forma precoce", conta.

Próximos passos e retorno em 2024

Os atendimentos dos caminhões da mamografia em 2023 ocorreram até o dia 20 de dezembro. As atividades serão retomadas no dia 3 de janeiro de 2024, dando continuidade a essa importante iniciativa de prevenção e cuidado com a saúde das mulheres piauienses.

“Estamos encerrando esse primeiro ciclo de exames comemorando os resultados alcançados até o momento. Com os Caminhões da Mamografia estamos proporcionando um olhar humano sobre a iniciativa e seu impacto na vida das mulheres atendidas. Para 2024 a Sesapi pretende dar continuidade ao projeto ampliando ainda mais a oferta de exames de mamografia”, destaca Rodrigo Martins diretor da Ducara.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui