Cajuína, bebida típica do Piauí, poderá ser patrimônio cultural do Brasil

06/05/2014 13h09


Fonte G1 PI

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Cajuína é patrimônio cultural do Piauí.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Cajuína é patrimônio cultural do Piauí.

A Cajuína, bebida feita a partir do suco do caju, fruta típica do Piauí, poderá ser considerada Patrimônio Cultural do Brasil. Isso porque o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) abriu o prazo para que a população se manifeste favorável ao registro da produção tradicional e das práticas socioculturais associadas à cajuína no Piauí, no Livro de Registro dos Saberes, como Patrimônio Cultural do Brasil. O pedido de registro foi apresentado pela Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi). A consulta pública encerra dia 14.

O presidente da Cajuespi, Lenildo Lima, revelou que a solicitação foi feita em 2008, na época em que o ministro da cultura era o cantor Gilberto Gil. “Somos o maior produtor de cajuína do estado, mas esta bebida ficou conhecida a nível nacional com a ajuda da música de Gilberto Gil.Estamos aguardando com muita ansiedade por este reconhecimento”, disse.

Lenildo estima que depois que a bebida for considerada Patrimônio Cultural do Brasil, os produtores terão um aumento significativo na comercialização da cajuína e nos incentivos por parte do governo federal. “Estamos confiantes de que o reconhecimento acontecerá e irá trazer muitos benefícios para todos os produtores”, comentou.

Para a superintendente do IPHAN, Claudiana Cruz dos Anjos, o reconhecimento da cajuína como patrimônio cultural do país valorizaria o produto e o modo artesanal de produzir a bebida. "Ela seria conhecida em todo o país como um bem cultural. Isso também seria importante para os produtores, já que eles teriam mais uma instituição governamental voltada para a preservação da cajuína, além do apoio para o crescimento da produção no estado", destacou.

A representante do IPHAN disse que após um estudo é que se abriu uma consulta pública. A partir de agora qualquer cidadão pode se manifestar através de carta endereçada ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, concordando ou não que a bebida torne patrimônio do Brasil.

No dia 15 o Conselho irá analisar a manifestação e liberar o registro. Segundo Claudiana, a produção de cajuína tem crescido no Piauí e existem atualmente mais de 3 mil produtores.

Processo de Escolha


Os populares deverão se manifestar através de carta endereçada ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, no endereço: SEPS 713/913, Bloco D, 5º andar – Asa Sul Brasília – Brasília – DF; CEP: 70.390-135. O envio das correspondências poderá ser realizado até o dia 30 de maio de 2014, pois o anúncio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 14 de abril deste ano. No documento consta que os interessados terão o prazo de 30 dias após a publicação. Dessa maneira, a partir de maio a bebida regional do Piauí também será patrimônio cultural do país.

Cajuína

A cajuína é uma bebida feita a partir do suco do caju.O líquido é caracterizado pela sua cor, doçura, cristalinidade, leveza e densidade. Esses fatores dependem principalmente da qualidade do caju e das técnicas utilizadas para a produção da bebida, considerada não-alcoólica. A produção é feita através da clarificação a partir do suco separado do seu tanino, por meio da adição de um agente precipitador. Depois de clarificado, o suco é cozido em banho-maria em garrafas de vidro até o momento em que o açucar seja totalmente caramelizado.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui