Cadeia Pública de Altos registra cinco presos mortos com suspeita de leptospirose

25/05/2020 10h07


Fonte G1 PI

Imagem: Francisco Leal/CcomCadeia Pública de Altos(Imagem:Francisco Leal/Ccom)Cadeia Pública de Altos

Mais um detento da Cadeia Pública de Altos morreu com suspeita de leptospirose. A morte foi registrada nesse domingo (24) no Hospital Getúlio Vargas e é a quinta morte em apenas 11 dias. O detento foi identificado como Isaac Gomes de Oliveira, 23 anos, e a suspeita é de infecção por água contaminada que abastecia a CPA.

A morte foi confirmada pela Secretaria Estadual de Justiça e pelo Hospital Getúlio Vargas, onde o detento estava internado havia alguns dias. Além dele, outros quatro faleceram também com suspeita da doença.

Os presos que tiveram seus nomes informados foram Robert Ozeas da Silva Pereira, que faleceu no domingo (24) e Jefferson Linhares Silva, que morreu na sexta-feira (22). A primeira morte foi registrada no dia 14 de maio.

Em nota, o HGV informou sobre a morte do preso. Leia a íntegra:

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) confirma o falecimento do paciente Isaac Gomes de Oliveira, no dia 24 de maio. Ele foi admitido no dia 16 de maio no HGV, o quadro se agravou e foi transferido para UTI no dia dia 23 de maio, mas não resistiu a doença e veio a falecer no dia seguinte, com leptospirose.

Água contaminada

Ainda no dia 7 de maio, uma infecção ainda não identificada havia sido detectada em 48 detentos da Cadeia Pública de Altos, de acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) foi acionada e coletou amostras para exames, inclusive para a Covid-19, embora, segundo a Sejus, nenhum dos presos tenha apresentado sintomas da doença. Todos os presos testaram negativo.

O exame preliminar da Sesapi teria detectado a presença de coliformes fecais na água que abastecia a unidade prisional e o quadro clínico de alguns dos detentos foi apontado como leptospirose, infecção causada por bactéria transmitida por animais como o rato por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados.

Depois de relatada a suspeita de contaminação pela água, a Sejus afirmou que realizou a limpeza da caixa dágua e tubulação da unidade, e que irá implementar o tratamento da água da penitenciária. Até que a situação seja resolvida, a Sejus informou que os internos estão consumindo água mineral.

Conforme a Sejus, há outros 23 presos da CPD de Altos internados em hospitais de Teresina.

Atendimento médico

A Secretaria de Saúde (Sesapi) e a Secretaria de Justiça (Sejus) informaram ainda que estão reforçando o atendimento aos detentos da Cadeia Pública de Altos. Na unidade, uma enfermaria foi instalada para o atendimento e acompanhamento dos internos.

Aqueles que apresentam sintomas mais graves são transferidos para o Hospital da Polícia Militar (HPMPI) ou para o Hospital Getúlio Vargas (HGV). No HGV, uma nova ala, com 20 leitos, está sendo organizada para o tratamento desses casos.

A situação da Cadeia Pública de Altos é acompanhada pelo Ministério Público do Piauí e pela Defensoria Pública do Estado.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: presos, morte, detentos