Bombeiros orientam como evitar acidentes no período chuvoso

05/01/2022 14h38


Fonte 180graus.com

 
Devido a grande incidência de chuvas que vem ocorrendo no Piauí, com os riscos de alagamentos e dos raios provocados pelas intempéries, o Corpo de Bombeiros de Teresina pontuou como recorrer em momentos de tensão em meio à um temporal com a presença de descargas elétricas.

Em reportagem à TV Cidade Verde, o coronel José Veloso, do Corpo de Bombeiros da capital, trouxe orientações de como agir, seja em ambiente externo ou interno.

"Sempre que nós temos a presença das chuvas, nós temos a questão do raio. esse raio é interessante a gente entender da seguinte forma: primeiro, ele não cai só quando tem nuvem. Eu posso ter uma concentração de carga elétrica na atmosfera sem que eu tenha nuvem, ou seja, não precisa estar chovendo. Então, essa prevenção começa antes da chuva acontecer", pontuou.

Segundo ele, é necessário que haja uma gestão de riscos em todos os parâmetros, pois a descarga não ocorre em um único ponto, ela se espalha. E, por isso é necessário verificar as condições na qual se encontra como, por exemplo, estando em um carro. Se o veículo não estiver totalmente fechado o risco da descarga permanece.

O coronel também frisou sobre a atração por estruturas metálica, descampados e árvores, onde a aproximação deve ser inteiramente evitada e, em caso de lugares abertos, procurar o abrigo mais próximo.

Também foi questionado quanto ao hábito do usos de celulares em carregadores e ele disse: "A nossa fiação elétrica é externa, é exposta, e tanto a fiação elétrica que tem um dispositivo de proteção podem receber uma descarga elétrica", iniciou. "Se você estiver tendo contato com esse equipamento, você vai ser essa descarga para a terra", concluiu.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews