Bom Jesus, no Sul do Piauí, foi a cidade mais quente do Brasil na terça-feira com 40,3°C

20/10/2022 09h49


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Bom JesusSelecionados vão atender ao município de Bom Jesus do Piauí.(Imagem:Divulgação/Prefeitura de Bom Jesus)

Bom Jesus , Sul do Piauí, foi a cidade mais quente do Brasil nesta terça-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrando 40,3°C. Ainda de acordo com o Inmet, além da temperatura elevada, a cidade estava com umidade relativa do ar em 13%, ficando ao lado das cidades de Buritirama e Ibotirama, na Bahia, com as menores taxas do país.

Além de Bom Jesus, Piripiri com 39°C, Gilbués com 38,7°C e Oeiras com 38,6°C também estão entre as cidades mais quentes do país. Além da temperatura elevada, Gilbués apresentou a taxa de 13% na umidade relativa do ar, e São Raimundo Nonato com 15%, ficando entre as cidades com os menores taxas de umidade relativa do ar no Brasil.

O Inmet emitiu um alerta amarelo para perigo potencial e alerta laranja para perigo de baixa umidade nesta quarta-feira (19) no Piauí. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar na região pode variar entre 12% e 30%, os alertas serão mantidos até o início da noite desta quarta.

De acordo o Clima Tempo, na região de Ilha Grande, litoral do estado, existe a possibilidade de chuva rápida nesta quarta-feira (19). Em Teresina, a previsão é de sol com nuvens e a umidade relativa do ar chegando a 23%.

Orientações para o período mais seco
Imagem: Getty Images/BBC  É preferível beber água em pequenas quantidades ao longo do dia. É a melhor forma de promover sua absorção.(Imagem:Getty Images/BBC ) É preferível beber água em pequenas quantidades ao longo do dia. É a melhor forma de promover sua absorção.

Conforme o Inmet, a baixa umidade pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O órgão deu orientações para a população enfrentar as condições climáticas. Confira:
  • Beba bastante líquido;
  • Atividades físicas não são recomendadas;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

Tópicos: umidade, cidades, inmet