BMW apreendida em operação contra o tráfico será utilizada como viatura pela Polícia Civil no Piauí

06/03/2023 11h13


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/ SSP-PICarro de luxo apreendido pela Polícia Civil será utilizado durante operações no Piauí.(Imagem:Divulgação/ SSP-PI)Carro de luxo apreendido pela Polícia Civil será utilizado durante operações no Piauí.

Um carro de luxo, modelo BMW, apreendido em 2021 durante operação policial de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, será utilizado pelas equipes da Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP/PI). O uso do carro foi autorizado pela Justiça.

Segundo o Superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, delegado Matheus Zanatta, essa viatura será leiloada, porém, enquanto estiver incorporada ao órgão, será utilizada de forma esporádica em algumas operações.

O carro foi utilizado na última quinta-feira (2) durante a Operação Interditados, que teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão em pontos de revenda ilegal de aparelhos telefônicos em Teresina.

“Esse veículo não é adequado para ser utilizado em perseguições policiais e em levantamentos. Ele será usado principalmente em operações para combater as organizações criminosas" disse Zanatta.

O que diz a lei:

O art. 133-A do Código de Processo Penal foi acrescido à nossa legislação pelo Pacote Anticrime (Lei nº 13.964/19), que passou a prever a possibilidade da utilização de bens sequestrados, apreendidos ou sujeitos a outras medidas assecuratórias, verbis.
Art. 133-A. O juiz poderá autorizar, constatado o interesse público, a utilização de bem sequestrado, apreendido ou sujeito a qualquer medida assecuratória pelos órgãos de segurança pública previstos no art. 144 da Constituição Federal, do sistema prisional, do sistema socioeducativo, da Força Nacional de Segurança Pública e do Instituto Geral de Perícia, para o desempenho de suas atividades. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019).

Operação Interditados
Imagem: Divulgação/SSP-PI  Aparelhos de celulares apreendidos durante operação em Teresina.(Imagem:Divulgação/SSP-PI ) Aparelhos de celulares apreendidos durante operação em Teresina.


A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2), a Operação Interditados, que teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca e apreensão em pontos de revenda ilegal de aparelhos telefônicos em Teresina.

Duas pessoas foram presas por descaminho (crime tributário) e um deles também foi flagrado com munições 9 mm. Três lojas foram interditadas.

De acordo com a polícia, foram apreendidos 33 celulares, um tablet, uma máquina de solda e duas armas brancas. Ao todo, 65 pessoas foram conduzidas para averiguações e tiveram os celulares checados quanto à ocorrência de roubo e furto e após as consultas foram liberadas. Outras 10 ficaram detidas, entre eles uma por violação de tornozeleira eletrônica.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews