Bloquinho do Detran leva conscientização para reduzir acidentes no Carnaval

11/02/2024 14h40


Fonte Governo do Piauí

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai promover ações educativas com o “Bloquinho do Detran”. O objetivo é a conscientização dos foliões sobre os cuidados no trânsito durante o Carnaval de 2024. As equipes vão percorrer cidades do interior e os blocos tradicionais de Teresina, do dia 10 a 13 de fevereiro, com atuação das 14 às 22h.

A temática consiste na execução de abordagens lúdicas, com charangas, eleição voluntária do motorista da rodada em grupos de amigos (Se beber, não dirija), distribuição de brindes e material com mensagens e informações cruciais para o cidadão (respeito às leis de trânsito e prevenção de sinistros).

Daniel Carvalho, diretor da Escola Piauiense de Trânsito, enfatiza a importância de unir diversão e responsabilidade durante o Carnaval. “O Bloquinho do Detran é uma oportunidade única de integrar alegria e conscientização, levando mensagens educativas para um público amplo. Estamos comprometidos em construir um trânsito mais seguro para todos”, destaca o gestor.

Estima-se que mais de 20 mil pessoas possam ser impactadas com a ação educativa nos principais blocos de rua e estruturas festivas das cidades de Altos, União, Luís Correia, Parnaíba e Teresina. O Detran leva em consideração o grande fluxo de pessoas nesses municípios neste período, visto os atrativos festivos e turísticos.
Imagem: DivulgaçãoEstima-se que mais de 20 mil pessoas possam ser impactadas com a ação educativa nos principais blocos de rua e estruturas festivas das cidades de Altos, União, Luís Correia, Parnaí(Imagem:Divulgação)Estima-se que mais de 20 mil pessoas possam ser impactadas com a ação educativa nos principais blocos de rua e estruturas festivas das cidades de Altos, União, Luís Correia, Parnaíba e Teresina.

Em Teresina, o "Bloquinho do Detran" marcará presença no Carnaval da Marechal e nos principais blocos, como Pinto da Morada, Bloco Pernambuco, Piauí Samba, Beth Balanço, Salve Rainha, Capote da Madrugada, Vaca Atolada e Bloco do Mafrense.

A diretora-geral do Detran, Luana Barradas, pontua sobre o compromisso do órgão com a segurança no trânsito. “É um momento de festa, mas também é necessário lembrar da importância de agir com responsabilidade, principalmente no trânsito. O Bloquinho do Detran reforça o nosso comprometimento com a conscientização e a promoção de um Carnaval seguro para todos”, destaca a gestora.

As ações educativas propostas para o perído reúnem atributos para conscientização da população e redução da violência no trânsito, com abrangência em diversos setores da sociedade, que se somam aos indicativos da Campanha “Carnaval Massa” do Governo do Estado.

Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito

O bloquinho vai bordar elementos fundamentais do Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito, lançado em 2023 pelo governo estadual e conduzido pelo Detran, que consiste num trabalho em conjunto com diversas secretarias, órgãos federais, municipais e entidades sociais, para mudança dos indicadores que apontam o Piauí como o terceiro estado com maior índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas.

O objetivo do programa é aplicar políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

Parceria com a PM

O Detran entregou ao Comando Geral da Polícia Militar (PM) 15 etilômetros e 15 mil bocais para testes de bafômetro, devidamente aferidos, destinados às ações de fiscalização e combate à alcoolemia no período do Carnaval. Os kits são compostos, cada, por um etilômetro, impressora, baterias e bicos descartáveis, contidos em maletas.

O material oficial foi entregue pela diretora-geral do órgão, Luana Barradas, ao comandante-geral da PM, Coronel Scheiwann Lopes; ao coronel Ramos, comandante do Policiamento Estadual de Trânsito; e ao coronel Jacks Galvão, diretor do Departamento Geral de Operações da PM-PI, na segunda-feira (5).

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: carnaval, detran, bloquinho