Biólogo identifica novo crustáceo terrestre e homenageia o Piauí com nome da espécie

22/08/2023 09h52


Fonte G1 PI

Imagem: Carlos BezerraO biólogo Carlos Bezerra e a espécie Paratrichorhina piauiensis.(Imagem:Carlos Bezerra)O biólogo Carlos Bezerra e a espécie Paratrichorhina piauiensis.

O biólogo Carlos Anderson Soares Bezerra-Pereira, em uma pesquisa inovadora, identificou um novo gênero de crustáceos terrestres, e duas novas espécies ainda não conhecidas pela ciência, no Piauí. Em homenagem ao estado, o profissional nomeou uma das espécies como Paratrichorhina piauiensis.

Ao g1, Carlos explicou que o artigo, publicado na revista internacional Zootaxa, é resultado de sua pesquisa de mestrado cujo objetivo era conhecer os isópodes terrestres que ocorrem no Piauí.

“O artigo traz a descrição de um novo gênero de crustáceos terrestres, sendo o primeiro grupo de isópodes terrestres pertencente à família chamada Platyarthridae totalmente brasileiro. Ele traz também duas novas espécies desconhecidas para a ciência e em uma delas homenageamos o Piauí com o nome da espécie, a Paratrichorhina piauienses”,
explicou.

O profissional percorreu Picos, Santana do Piauí, Francisco Macedo, Campo Maior, Piracuruca, Pedro II, São Raimundo Nonato, dentre outras cidades, para coletar amostras.

“Eu tinha como objetivo conhecer as espécies de isópodes terrestres do Piauí, e para isso, percorri diversas cidades do estado para realizar coletas na natureza em busca dos tatuzinhos-de-jardim. Eles vivem em ambientes úmidos, no solo, abrigados da luz solar embaixo de folhiço, madeira caída e pedras”, explicou o biólogo.

Carlos destacou ainda a importância de estudos do gênero.

"Estudos desse tipo são fundamentais para a preservação das espécies no meio ambiente. O que não se conhece, não se pode preservar, então, trabalhos que descrevem novas espécies para a ciência são importantes para sabermos como podemos salvar as espécies em perigo de extinção, na conservação da biodiversidade",
pontuou.

O biólogo é egresso do curso de Ciências Biológicas do campus de Picos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação na UFPI-Floriano. O artigo contou com a contribuição dos professores Lucas Lima e Daniela Grangeiro.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews