Barragem de Boa Esperança no Piauí atinge 41% de sua capacidade

28/02/2015 11h03


Fonte G1 PI

Imagem: Severino Silva/ChesfClique para ampliarBarragem de Boa Esperança no Piauí.(Imagem:Severino Silva/Chesf)Barragem de Boa Esperança no Piauí.

O reservatório da Usina de Boa Esperança, localizada na cidade de Guadalupe, a 298 km de Teresina, está com 41% de sua capacidade máxima, que é de pouco mais de cinco bilhões de metros cúbicos. Segundo o gerente regional da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o número é bastante positivo e já garante a geração de energia pelo resto do ano de 2015.

“Estamos atualmente com 41% da capacidade e isso nos deixa em uma situação bem tranquila. Esse número está dentro da expectativa da Chesf. Devemos levar em consideração que temos dois meses do período chuvoso, já que na bacia do Rio Parnaíba, esse período se estende entre os meses de novembro e abril”,
afirmou Ariton.

O gerente regional da companhia disse ainda que desde 1970, ano em que a hidrelétrica entrou em funcionamento, todos os anos o reservatório atingiu o 100% de sua capacidade. “No dia 22 de janeiro, chegamos a 9,91%, mas isso não nos preocupou porque temos uma hidrologia bastante favorável e nesses 45 anos nós sempre conseguimos encher o reservatório de Boa Esperança. Nossa expectativa é que até o fim de abril, nós cheguemos a 100%”, contou.

A Chesf registra dados de vazões afluente (vazão que chega através de seus afluentes) e defluente (vazão liberada pela barragem) do Rio Parnaíba nos últimos 43 anos de operação da Usina Boa Esperança. Ainda segundo a Companhia, o Rio Parnaíba tem tido nesses últimos anos uma vazão equilibrada.

“Nós conhecemos bem a vida do Rio Parnaíba e sabemos da sua regularidade. Nossa gestão hídrica e acompanhamento histórico permitem dizer que estamos em uma situação bastante confortável”,
finalizou Feitosa.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui