Bares, academias e educação serão os últimos a voltar no Piauí; veja cronograma

08/07/2020 16h15


Fonte G1 PI

Imagem: Marcelo Brandt/G1Atividades de recreação e lazer, como bares, academias e clubes só devem voltar a funcionar em setembro no Piauí.(Imagem:Marcelo Brandt/G1)Atividades de recreação e lazer, como bares, academias e clubes só devem voltar a funcionar em setembro no Piauí.

O Governo do Piauí divulgou, nesta quarta-feira (8), o cronograma detalhado para a retomada das atividades econômicas no estado. O planejamento foi regulamentado em um novo decreto, assinado nessa terça-feira (7), no qual o governador Wellington Dias (PT) prorrogou o isolamento social até setembro.

A cronograma estabelece a flexibilização das medidas de isolamento e de restrição das atividades e reforça que todo o processo se dará de forma gradual e segmentada.

No decreto, o governador declarou que em caso de crescimento da transmissibilidade da doença ou aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, o governo poderá rever a flexibilização e adotar medidas mais rigorosas.

“Estamos apresentando um cronograma de várias etapas para a retomada de todas as atividades econômicas no estado, mas isso não significa que a pandemia e o isolamento acabaram", disse Wellington Dias.

O governador afirmou que nesse momento é preciso ter ainda mais cuidado e prudência para "não jogar todo o trabalho que foi feito até agora por água abaixo".

"É de extrema importância que a população colabore para que não sejamos obrigados a dar um passo atrás. A segurança dessa retomada depende da atitude de cada um. Ninguém deve sair de casa se não for necessário. O isolamento continua”, ressaltou.

O cronograma

A flexibilização tem três classificações feitas com base no impacto econômico e depende do risco epidemiológico, que será avaliado de acordo com as regiões do estado e a situação de cada uma com relação à situação da rede de assistência à saúde.

Caso a transmissibilidade da doença cresça ou ocorra aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, o governo afirmou que pode haver regressão da flexibilização para níveis mais rigorosos, em que só atividades essenciais serão permitidas.

“Cada ponto desse fluxo de flexibilização será analisado semanalmente para que qualquer sinal de piora no cenário, possamos agir rapidamente”,
explicou o secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto.

Retomada das atividades divididas de forma organizada:

Grupo I – flexibilização em 4 momentos (06/07 – 13/07 – 20/07 – 27/07)
Grupo II – flexibilização em 2 momentos (10/08 – 24/08)
Grupo III – flexibilização em 2 momentos (08/09 – 22/09)

Grupo I: atividades consideradas de alto impacto e suas atividades correlatas: indústria de transformação e extrativa, construção civil, comércio, agricultura, pecuária e produção florestal. Foram acrescidas as atividades de saúde humana e animal dada sua relevância para a sociedade.

Grupo II: atividades de médio impacto econômico, como: administração pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, informação e comunicação, atividades de serviços pessoais, alojamento e outras atividades de serviço.

Grupo III: atividades econômicas de baixo impacto tais como: artes, cultura, esporte e recreação, serviços domésticos. As atividades de educação foram acrescidas ao grupo III pois propiciam à propagação da doença.

Cada nova liberação ocorrerá a cada 15 dias até setembro, com a última etapa. “Isso tudo se cumprirá se tivermos cada um cumprindo a sua parte", declarou o governador.

"Permanecem as regras de isolamento, a saída é gradativa e o prêmio a cada semana depende do que acontecer. Se tiver baixa do isolamento, crescer os doentes e a transmissibilidade, teremos que voltar atrás”, completou.

Para retomar às atividades, as empresas deverão ter um plano de segurança sanitária e contenção da Covid-19, informar sobre a saúde dos funcionários no site do Pro Piauí e seguir todos os requisitos estabelecidos pelo Governo do Estado.
 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook