B-R-O bró aumenta conta de energia em até 12%; veja dicas para economizar

28/09/2020 08h15


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/EquatorialAltas temperaturas contribuem para o aumento do consumo de energia.(Imagem:Divulgação/Equatorial)Altas temperaturas contribuem para o aumento do consumo de energia.

O B-R-O bró (expressão em referência à última sigla dos nomes dos meses mais quentes do ano no Piauí), começando em setembro, pode gerar um aumento de 6 a 12% nas contas de energia, segundo a Equatorial Energia. O período traz a baixa umidade do ar, escassez de chuvas e temperaturas que devem chegar a 39°C este ano, aumentando o uso de ventiladores, condicionadores de ar e umidificadores.

Pandemia também pode aumentar conta

O técnico de Eficiência Energética Gilvan Monteiro alertou que o consumo de energia deve ser atrelado ao cuidado com o desperdício. Com o isolamento social, criando a rotina de trabalho em home office e crianças mais tempo em casa, o uso desregrado pode aumentar.

"As pessoas precisam estar atentas ao uso dos aparelhos no dia a dia para economizar. Nesse período mais quente, naturalmente já há um consumo maior, para amenizar o calor. Mas, há algumas ações diárias que ajudam a reduzir o impacto na conta", explicou Gilvan.

Dicas de economia de energia no B-R-O bró
  • Evitar abrir a geladeira constantemente, tente retirar todos os alimentos da geladeira de uma só vez;
  • Fazer a manutenção das borrachas de vedação da porta da geladeira;
  • Manter a limpeza do filtro do ar-condicionado em dia;
  • Passar roupas de uma vez só, evitando ligar e desligar o ferro de passar;
  • Não deixar celulares, câmeras, notebooks e outros equipamentos "dormirem" carregando;
  • Desligar o "stand-by" ou modo de espera de equipamentos, retirando-os da tomada quando não estiverem em uso;
  • Reduzir tempo de banho em chuveiro elétrico;
  • Aproveitar ao máximo a luz natural e usar, quando necessário, lâmpadas LED, que são mais econômicas e tem maior vida útil.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: mais, energia, geladeira