Autorizado estudo de viabilidade técnica para transposição do rio São Francisco no PiauÃ
22/07/2025 15h18Imagem: Ascom Franzé Silva

O deputado estadual Franzé Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (22), que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) do Canal de Integração do Sertão Piauiense do Canal de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as Bacias dos Rios Piauí e Canindé (Canal de Integração do Sertão Piauiense).
Diante da informação - que foi repassada a Franzé pelo diretor do Departamento de Projetos Especiais do Ministério da Integração, Bruno Cravo Alves -, o parlamentar realizará, na primeira quinzena de agosto, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para apresentar o plano de trabalho referente ao EVTEA e discutir o tema com a bancada federal, entidades e representantes da sociedade civil.
O Estudo refere-se ao Eixo Oeste, que inclui o Piauí no projeto de transposição do Rio São Francisco, por meio da ligação do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, aos rios Piauí e Canindé. A integração beneficiará, diretamente, 42 municípios, como São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Patos do Piauí, Simões, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina. Indiretamente, serão beneficiados 89 municípios.
“Estamos lutando, há anos, pela transposição. Em 2024, realizamos um grande debate na Alepi sobre o projeto e, em várias ocasiões, estivemos em Brasília, articulando com o ministro da Integração e sua equipe. O Estudo de Viabilidade Técnica é a concretização desse trabalho. Queremos acabar com o carro-pipa. A transposição vai trazer alternativas para combater esse grande problema da falta de acesso a água que atinge, principalmente, os piauienses que moram na região do semiárido”, pontua Franzé Silva.
Bruno Cravo explica que “conseguimos inserir a realização do Estudo de Viabilidade Técnica no contrato de consultoria que nós temos vigente. Estamos concluindo a fase de planejamento, para poder iniciar as atividades, tanto de coleta de informações de campo, como de escritório. Nós faremos uma apresentação do plano de trabalho, para os deputados e à população do Piauí, para explicar o que nós vamos fazer e em quanto tempo”.
A estimativa da área técnica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional é que o EVTEA custe cerca de R$ 45 milhões. Em 2024, Franzé Silva solicitou ao então presidente da Comissão de Orçamento na Câmara e no Senado, deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), a inclusão de R$ 10 milhões para o projeto no Orçamento Geral da União 2025.
No ano passado, ainda na sua gestão como presidente da Alepi, o deputado Franzé realizou o evento Água no Sertão: A Segurança Hídrica no Semiárido do Piauí, com o objetivo discutir meios para se solucionar o problema da seca e da falta de acesso a água no semiárido piauiense. O foco do Água no Sertão foi a criação do Canal de Integração do Sertão Piauiense.
Os rios Canindé e Piauí formam a maior bacia hidrográfica do Estado, abrangendo 89 municípios nas áreas semiáridas do Piauí, com populações em condições socioeconômicas baixas, onde a escassez hídrica é um dos grandes fatores que dificultam o desenvolvimento local. Com a obra, é estimado que aproximadamente um milhão de pessoas serão beneficiadas.
Imagem: Reprodução

Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui